mostrar mensagem ]

Comunicado aos alunos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia (COVID-19) - 02/04/2020

Prezados alunos,

Informamos aos alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia que estão abertos os cadastros para alunos que queiram participar da ação estratégica “O Brasil conta Comigo”. O edital recruta interessados em contribuírem com o Brasil nesse momento, de maneira regulamentada nos instrumentos legais.

O aluno que tiver interesse em se inscrever (e que for selecionado), terá vários benefícios pedagógicos descritos nas portarias do MEC e do Ministério da Saúde. Ademais, haverá remuneração oferecida pelo Ministério da Saúde para os selecionados.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Informações oficiais (COVID-19) - 02/04/2020

Prezados alunos,

Estão circulando na internet imagens falsas de um comunicado em nome da Uniara. Para certificar-se de que uma mensagem é verdadeira, acesse diretamente de seu computador nosso site através do endereço https://www.uniara.com.br/.

Os comunicados oficiais da instituição serão sempre publicados em nosso site.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Comunicado: Prorrogação da suspensão das aulas (COVID-19) - 26/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

Renovar a suspensão de todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais, estendendo-a para até o dia 11 de abril de 2020, com exceção do Internato do Curso de Medicina, Módulo 12, pois, a pedido do Ministro da Saúde tais estudantes deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Comunicado: Orientação do Procon referente a mensalidade de escolas (COVID-19) - 21/03/2020

Prezados alunos,

Procon orienta que mensalidade de escolas sejam pagas mesmo durante suspensão das aulas por causa do coronavírus.

Clique aqui e confira a reportagem na integra.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Comunicado - Suspensão das atividades do internato médico (COVID-19) - 19/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

1. Suspender todas as atividades do Internato Médico dos Módulos 9, 10 e 11, por 10 (dez) dias prorrogáveis, a partir de segunda-feira dia 23/03/2020, com plano de reposição para cada dia letivo.

2. Manter as atividades do Internato do Módulo 12, recomendando que os internos possam ser recrutados para áreas de maiores demandas dentro ou fora do Hospital de Ensino, se assim for necessário.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Nota sobre atividades domiciliares (COVID-19) - 17/03/2020

Em virtude da excepcional suspensão temporária das aulas, serão apresentadas aos estudantes atividades pedagógicas em regime especial de exercícios domiciliares, que permitirão a continuidade das atividades acadêmicas, fundamentados em determinações do MEC para esse momento.

Portanto, a partir da próxima semana, cada Coordenador de Curso enviará a seus alunos todas as informações necessárias à implementação das atividades domiciliares.

Clique aqui e leia na íntegra a nota oficial da reitoria da Instituição.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Comunicado Urgente - Suspensão das aulas (COVID-19) - 16/03/2020

O posicionamento da Uniara frente às medidas preventivas sobre a pandemia COVID-19 está baseado nas evidências que nos vem sendo trazidas pelos órgãos de controle de saúde governamentais. As autoridades da Saúde preconizam que a suspensão de atividades coletivas é a melhor alternativa para “achatar” a curva epidemiológica da contaminação.

Assim sendo, a Uniara informa que todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais estão suspensas do dia 16/03/2020 ao dia 28/03/2020, com exceção dos estágios do 4º ano do Curso de Enfermagem e o Internato do Curso de Medicina, pois, tais profissionais, a pedido do Ministro da Saúde, deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Orientações Gerais

Psicóloga e fisioterapeuta dão dicas para vencer o vestibular

Escolher a profissão na adolescência já é uma questão delicada. Prestar o vestibular, considerado por muitos um momento decisivo, é também um processo que pode gerar medo, insegurança, tensão e ansiedade. Com a finalidade de melhorar o desempenho dos vestibulandos, docentes da Universidade de Araraquara - Uniara dão importantes dicas.

A psicóloga do Centro de Orientação Profissional - COP da Uniara, professora mestre Ana Maria Logatti Tositto, afirma que a principal recomendação é não desanimar, principalmente na etapa final. “O vestibulando passa o ano todo estudando. Nas vésperas do vestibular ele deve apenas revisar e redobrar a atenção, além de manter o equilíbrio emocional, pois isso se reflete diretamente no resultado de qualquer processo seletivo e evita o famoso branco.”

Ana Maria orienta ainda que os vestibulandos devam reservar, pelo menos, uma hora por dia para fazer alguma atividade prazerosa e não conversar sobre a prova com colegas que também prestarão vestibular. “Um pode querer desequilibrar emocionalmente o outro. É indicado se abrir apenas com pessoas que emanem segurança e positividade.”

Outra dica da psicóloga é que o estudante vá até o local de prova com antecedência, uma vez que tudo o que é desconhecido aumenta a ansiedade. “Se ele estiver familiarizado com o lugar, será mais confortável fazer a prova.”

É importante checar, também com antecedência, materiais e documentos. “Tudo que puder ser feito para evitar imprevistos, melhor.”

De acordo com Ana Maria, se no momento da prova o candidato sentir que sua ansiedade está aumentando, ele deve pedir para sair da sala, ir ao banheiro, lavar o rosto, se recompor e voltar. Para finalizar, ela sugere que os vestibulandos façam primeiro as questões que eles dominam, inclusive as mais complexas, e deixem para o fim as que são mais difíceis.

Mas para garantir o sucesso, é necessário ainda prestar atenção na postura. A orientação do fisioterapeuta e docente da Uniara, Artur Amaral, seria que cada um adotasse a posição mais confortável durante a prova, lembrando que se ele tentar ficar numa posição da qual não está acostumado, poderá sofrer com dores e desconfortos.

Amaral explica que existem várias posições prejudiciais, mas destaca duas: a primeira é a posição na qual o sujeito fica muito debruçado sobre a prova, levando a um aumento da tensão dos músculos das regiões cervical e lombar, podendo desencadear dor nessas regiões; a segunda é a famosa posição desleixada, em que a pessoa escorrega no assento da cadeira e apoia praticamente a região lombar no assento. Ambas as posições, mantidas por muito tempo e de forma frequente, podem acarretar até mesmo um desgaste precoce nas articulações da coluna.

Antes de encarar o vestibular, Amaral orienta as posições recomendadas para o estudo do dia a dia. “Seja sentado ou deitado, a coluna deve ficar bem alinhada, sem sobrecarregar a região cervical. Mais uma vez eu ressalto que é importante que esse indivíduo não permaneça muito tempo em uma mesma posição e é importante que ele realize alguns alongamentos antes, durante e após e período de estudos. Esses alongamentos podem ser prescritos por fisioterapeutas e educadores físicos.”

Se você ainda está em dúvida sobre a profissão a seguir, veja:

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /vestibular/orientacoes-gerais/