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Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

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UNIARA

Programa de Pós-Graduação em Direito e Gestão de Conflitos

Público-alvo

O público-alvo do mestrado é formado por portadores de diploma de curso superior na área de Ciências Sociais Aplicadas, preferencialmente Ciências Jurídicas.

Em linhas gerais, observa-se que a proposta do mestrado profissional em Direito e gestão de conflitos da Uniara destina-se a profissionais experientes e recém-formados. Os primeiros já dominam a técnica na sua área de atuação e desejam ampliar o repertório teórico e aprimorar competências práticas, são advogados públicos e privados, promotores, defensores, julgadores, gestores e formuladores de políticas públicas, assim como membros da estrutura de justiça desjudicializada, principalmente, tabeliões, cartorários, conciliadores, Mediadores e árbitros. O segundo grupo é constituído por graduados que buscam promoção na carreira via desenvolvimento de competências e habilidades acadêmicas.

Nestes dois grupos, há ainda uma subdivisão entre operados do direito cuja trajetória profissional se estruturou em torno da formação jurídico legal, seja na graduação em ciências jurídicas seja em especializações da área. Há ainda, outros profissionais como educadores e gestores públicos que procuram formação interdisciplinar e ampliação do conhecimento a partir da proposta do programa.

Essa multiplicidade de vínculo profissional e de área de atuação tem propiciado interações muito ricas na discussão de problemas concretos, ofertando diferentes ângulos de visão e experiências práticas dentro do mesmo grupo de alunos. Além disso esse caráter híbrido do corpo discente faz com que o programa também cumpra a função social de disseminar conhecimentos e práticas jurídicas sofisticadas, desenvolvidas no maior centro de negócios do país, que normalmente não são acessíveis a profissionais que atuam em localidades mais distantes.

Ainda nessa seara do perfil dos discentes, um aspecto a ser destacado é o que poderia ser denominado por "democratização do ensino". A maior parte dos programas de pós-graduação tem como clientela alunos jovens, com um percurso universitário delimitado nas áreas de pesquisa com forte influência disciplinar. Destaca-se que esse programa tem recebido discentes já com alguma experiência profissional que necessitam ampliar a sua qualificação e incorporar novos valores e metodologias em suas atividades profissionais diversas. Neste cenário, instituições públicas e privadas serão revitalizadas e terão qualificações de seus quadros de colaboradores. O que democratiza de fato as pesquisas produzidas e propiciam a implementação prática das propostas.

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