Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu
Mestrado e Doutorado
5As primeiras experiências de internacionalização na Uniara iniciaram-se com a pós-graduação, em 2004, após a recomendação pela Capes do primeiro programa stricto sensu, o Mestrado de Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.
As principais experiências de internacionalização dos programas de pós-graduação até o presente foram as seguintes:
Em 2004, foi firmado o primeiro intercâmbio internacional da Uniara, firmado no âmbito do Acordo de Cooperação Descentralizada Internacional entre as regiões italianas Marche, da Toscana, da Úmbria, da Emilia Romagna e o governo da República Federativa do Brasil e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente. Este acordo existiu de 2004 até 2016. Deu origem a diversos projetos, visitas técnicas, mobilidade de docentes, e publicações conjuntas.
A parceria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente com a Comunidade de Estudios teve início em 2010, com a participação de pesquisador em Seminário organizado pelo Centro, juntamente com a vice-presidência da república daquele país, para tratar de temas relacionados à criação de políticas públicas de combate à pobreza e de desenvolvimento rural.
Participação de docente do programa em curso de pós-graduação em avaliação de impactos ambientais na Universidade Nacional de Tucumán na Argentina.
Firmado o primeiro acordo internacional de cooperação em 2015 com a Universidade de Perugia, na Itália, que nasceu de ações de cooperação que já se desenvolviam entre pesquisadores de ambas as instituições desde 2004. Ressalta-se que, para firmar este acordo, foi importante uma anterior parceria com o Governo Regional da Umbria e com a Agência internacional de Desenvolvimento Sviluppumbria, da Úmbria, Perugia, Itália para o desenvolvimento do projeto: Rede de Instrumentos de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Região Centro Paulista - SP.
Atuação no Grupo de Trabalho sobre Estudios Críticos del Desarrollo Rural. Parceria com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente.
Participação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente do 2nd International Conference On Toward Sustainable Groundwater in Agriculture, organizado pela Water Organization Foundation e a UC Davis Universidade da California - University of California.
O Professor Guilherme Rossi Gorni realizou um importante intercâmbio no Projeto CARBALA, no Departamento de Biologia da Universiade de Pisa - UNIPI, na Itália. O objetivo do intercâmbio foi a realização de uma avaliação da ecotoxicidade de amostras de solos contaminados com THP (Hidrocarbonetos Totais de Petróleo) do Canal Navicelli, Pisa, Itália.
Projeto conjunto entre Uniara, Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de Buenos Aires - UBA e da Universidade de Brasília - UnB. “Do informal para o formal: uma investigação das redes de abastecimento alimentar territoriais”, em parceria com os professores Juan Wahren e Newton Gomes Jr., respectivamente, da Faculdad de Ciencias Sociales da Universidad de Buenos Aires - UBA e da Universidade de Brasília - UnB. Esse projeto foi aprovado na Chamada CNPq/MCTIC nº 016/2016.
Parceria estabelecida com a Universidade de Laval, no Canadá.
Parceria entre docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente com a Rede Latino-Americana do Biohidrogênio, composta por pesquisadores do Brasil, México, Uruguai, Argentina, França e Chile.
Há intercâmbio de discentes do programa com instituições no exterior através do Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI