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Comunicado: Prorrogação da suspensão das aulas (COVID-19) - 26/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

Renovar a suspensão de todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais, estendendo-a para até o dia 11 de abril de 2020, com exceção do Internato do Curso de Medicina, Módulo 12, pois, a pedido do Ministro da Saúde tais estudantes deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

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Comunicado: Orientação do Procon referente a mensalidade de escolas (COVID-19) - 21/03/2020

Prezados alunos,

Procon orienta que mensalidade de escolas sejam pagas mesmo durante suspensão das aulas por causa do coronavírus.

Clique aqui e confira a reportagem na integra.

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Comunicado - Suspensão das atividades do internato médico (COVID-19) - 19/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

1. Suspender todas as atividades do Internato Médico dos Módulos 9, 10 e 11, por 10 (dez) dias prorrogáveis, a partir de segunda-feira dia 23/03/2020, com plano de reposição para cada dia letivo.

2. Manter as atividades do Internato do Módulo 12, recomendando que os internos possam ser recrutados para áreas de maiores demandas dentro ou fora do Hospital de Ensino, se assim for necessário.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

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Nota sobre atividades domiciliares (COVID-19) - 17/03/2020

Em virtude da excepcional suspensão temporária das aulas, serão apresentadas aos estudantes atividades pedagógicas em regime especial de exercícios domiciliares, que permitirão a continuidade das atividades acadêmicas, fundamentados em determinações do MEC para esse momento.

Portanto, a partir da próxima semana, cada Coordenador de Curso enviará a seus alunos todas as informações necessárias à implementação das atividades domiciliares.

Clique aqui e leia na íntegra a nota oficial da reitoria da Instituição.

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Comunicado Urgente - Suspensão das aulas (COVID-19) - 16/03/2020

O posicionamento da Uniara frente às medidas preventivas sobre a pandemia COVID-19 está baseado nas evidências que nos vem sendo trazidas pelos órgãos de controle de saúde governamentais. As autoridades da Saúde preconizam que a suspensão de atividades coletivas é a melhor alternativa para “achatar” a curva epidemiológica da contaminação.

Assim sendo, a Uniara informa que todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais estão suspensas do dia 16/03/2020 ao dia 28/03/2020, com exceção dos estágios do 4º ano do Curso de Enfermagem e o Internato do Curso de Medicina, pois, tais profissionais, a pedido do Ministro da Saúde, deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

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UNIARA

Para Refletir

Confira a seguir cinco propostas de reflexão e questionamento sobre o jornalismo científico:

  1. Divulgação estilo ‘vitrine’ e perspectiva crítica

    Alguns autores notam que a divulgação da ciência pode ser dar de duas maneiras: uma, de estilo “vitrine”, estaria voltada para a glamourização das ciências e de seus personagens; outra, inserida em uma perspectiva crítica, consistira num processo de alfabetização científica e levaria ao engajamento da sociedade na formulação das políticas científicas. Como essas formas distintas de divulgação da ciência se segmentam no espectro da imprensa brasileira?

  2. Veracidade do conhecimento científico

    A ideia de que a ciência produza conhecimentos “verdadeiros”, em sentido absoluto, foi descartada pelo movimento do Racionalismo Crítico dentro da Filosofia das Ciências. É possível dizer, em contrapartida, que setores menos especializados da imprensa ainda tratem os resultados de pesquisa científica como se fossem verdades absolutas? Em sua opinião, por que isso ocorre?

  3. Fragmentação da cobertura científica

    Cada vez mais a ciência assume uma perspectiva interdisciplinar, ao mesmo tempo em que exerce implicações em áreas variadas, como política, economia, ética e meio ambiente. Por outro lado, os segmentos editoriais que norteiam o trabalho nas redações tendem a gerar uma abordagem fragmentária, que nem sempre contempla as inter-relações mantidas entre as várias áreas de saber e os diversos foros onde estas exercem implicações. Discuta essa questão.

  4. Jornais e assessorias de imprensa

    Como tem se dado a relação entre as editorias de ciência e as assessorias de imprensa de instituições científicas interessados em projetar pesquisas no noticiário? A falta de acesso direto às fontes científicas pode tornar o jornalista refém da comunicação institucional? Há preparo do jornalista para dialogar diretamente com fontes especialistas?

  5. Expectativa pública e produção científica

    Ao ser alçado a uma ampla discussão pública, um tema científico passa a incorporar expectativas que são extrínsecas ao processo de produção da ciência. Assim, a sociedade busca respostas urgentes para questões cuja solução científica pode demorar anos ou décadas. Esse tipo de expectativa pode fazer com que o jornalismo científico se precipite em relação ao conhecimento científico, abrindo espaço à especulação e à desinformação?

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