[ mostrar mensagem ]

Comunicado: Prorrogação da suspensão das aulas (COVID-19) - 26/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

Renovar a suspensão de todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais, estendendo-a para até o dia 11 de abril de 2020, com exceção do Internato do Curso de Medicina, Módulo 12, pois, a pedido do Ministro da Saúde tais estudantes deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado: Orientação do Procon referente a mensalidade de escolas (COVID-19) - 21/03/2020

Prezados alunos,

Procon orienta que mensalidade de escolas sejam pagas mesmo durante suspensão das aulas por causa do coronavírus.

Clique aqui e confira a reportagem na integra.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado - Suspensão das atividades do internato médico (COVID-19) - 19/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

1. Suspender todas as atividades do Internato Médico dos Módulos 9, 10 e 11, por 10 (dez) dias prorrogáveis, a partir de segunda-feira dia 23/03/2020, com plano de reposição para cada dia letivo.

2. Manter as atividades do Internato do Módulo 12, recomendando que os internos possam ser recrutados para áreas de maiores demandas dentro ou fora do Hospital de Ensino, se assim for necessário.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Nota sobre atividades domiciliares (COVID-19) - 17/03/2020

Em virtude da excepcional suspensão temporária das aulas, serão apresentadas aos estudantes atividades pedagógicas em regime especial de exercícios domiciliares, que permitirão a continuidade das atividades acadêmicas, fundamentados em determinações do MEC para esse momento.

Portanto, a partir da próxima semana, cada Coordenador de Curso enviará a seus alunos todas as informações necessárias à implementação das atividades domiciliares.

Clique aqui e leia na íntegra a nota oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado Urgente - Suspensão das aulas (COVID-19) - 16/03/2020

O posicionamento da Uniara frente às medidas preventivas sobre a pandemia COVID-19 está baseado nas evidências que nos vem sendo trazidas pelos órgãos de controle de saúde governamentais. As autoridades da Saúde preconizam que a suspensão de atividades coletivas é a melhor alternativa para “achatar” a curva epidemiológica da contaminação.

Assim sendo, a Uniara informa que todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais estão suspensas do dia 16/03/2020 ao dia 28/03/2020, com exceção dos estágios do 4º ano do Curso de Enfermagem e o Internato do Curso de Medicina, pois, tais profissionais, a pedido do Ministro da Saúde, deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

UNIARA

Disciplina

Professor responsável

Fabricio José Mazocco

Ementa

A especialização jornalística em ciências. Teoria e prática de divulgação científica. O campo científico: métodos de investigação e condicionamentos sociais. Pesquisa e captação de informações científicas. Redação e edição de textos de divulgação. Modelos editoriais brasileiros, norte-americanos e europeus. Campos de atuação profissional.

Objetivos

Capacitar estudantes de jornalismo para atuação especializada na área de divulgação científica. Desenvolver técnicas de apuração e transmissão de informações científica a partir das lógicas jornalísticas. Apresentar conceitos e práticas fundamentais relacionados à atividade científica. Desenvolver um produto original em jornalismo científico, explorando a produção de universidades e centros de pesquisa da região.

Justificativa

A especialização apresenta-se como tendência de atuação profissional no mercado jornalístico. A segmentação do público leitor leva ao surgimento de publicações que buscam atender necessidades e interesses específicos. Nesse mercado, exige-se, porém, qualificação profissional. Nesse sentido, a disciplina de Jornalismo Científico tem a função de preparar estudantes para atuação em um mercado que cresce na região de Araraquara, que abriga diversas universidades, centros de pesquisa e empresas tecnológicas.

Conteúdo resumido

  1. Jornalismo científico: um panorama
    1. Publicações especializadas
    2. Editorias em jornais impressos
    3. Veículos e assessorias regionais
    4. Divulgações em outras mídias
  2. O campo científico: a fonte de informação
    1. Teorias da atividade científica
    2. Método e processos de pesquisa
    3. Ciência básica e aplicação tecnológica
    4. Cientistas: perfil sócio-linguístico
    5. Instituições acadêmicas
    6. Laboratórios de pesquisa
  3. Teoria e prática de jornalismo científico
    1. Atribuição de interesse jornalístico
    2. Descrição de processos e resultados de pesquisa
    3. Atribuição de significado de valor
  4. Outros pontos de discussão
    1. Funções do jornalismo científico
    2. Sigilo e direito sobre informações
    3. Relação entre cientistas e jornalistas

Bibliografia

BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p.122-155.

BUENO, Wilson a Costa. Decifrando o DNA da divulgação científica. In: ENCONTRO BRASIL-GRÃ-BRETANHA SOBRE PLANTAS TRANSGÊNICAS: CIÊNCIA E COMUNICAÇÃO, 1. Anais... Curitiba : Governo do Paraná/The British Council/CIPAR, 2001.

BURKET, Warren. Jornalismo Científico. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1990.

CALVO HERNANDO, Manuel. El novo periodismo de la ciencia. Quito, Equador, Ediciones Ciespal, 1999.

FOUREZ, Gerard. A construção das ciências: introdução à Filosofia e à Ética das ciências. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.

FRIEDMAN, Sharon et alii. Scientists and journalists. Reporting science as news. Washington : American Association for the Advancement of Science, 1986.

NÓBREGA, Maria do Socorro. A divulgação do discurso científico: orientação de pesquisa. [Material didático da disciplina “Ciência e mídia”]. Escola de Comunicações e Artes –Universidade de São Paulo. Não publicado.

OLIVEIRA, Fabíola. Jornalismo científico. São Paulo: Contexto, 2002.

SAGAN, Carl. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

THE BRITISH PARLIAMENT. “Science and the media”. In: Science and Technology. Third Report. Chapter 7. February, 2000.

VÁRIOS. Ciência e Ambiente. Divulgação científica. Universidade Federal de Santa Maria, n.23, Julho/Dezembro de 2001.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /jornalismo-cientifico/