[ mostrar mensagem ]

Comunicado: Prorrogação da suspensão das aulas (COVID-19) - 26/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

Renovar a suspensão de todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais, estendendo-a para até o dia 11 de abril de 2020, com exceção do Internato do Curso de Medicina, Módulo 12, pois, a pedido do Ministro da Saúde tais estudantes deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado: Orientação do Procon referente a mensalidade de escolas (COVID-19) - 21/03/2020

Prezados alunos,

Procon orienta que mensalidade de escolas sejam pagas mesmo durante suspensão das aulas por causa do coronavírus.

Clique aqui e confira a reportagem na integra.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado - Suspensão das atividades do internato médico (COVID-19) - 19/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

1. Suspender todas as atividades do Internato Médico dos Módulos 9, 10 e 11, por 10 (dez) dias prorrogáveis, a partir de segunda-feira dia 23/03/2020, com plano de reposição para cada dia letivo.

2. Manter as atividades do Internato do Módulo 12, recomendando que os internos possam ser recrutados para áreas de maiores demandas dentro ou fora do Hospital de Ensino, se assim for necessário.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Nota sobre atividades domiciliares (COVID-19) - 17/03/2020

Em virtude da excepcional suspensão temporária das aulas, serão apresentadas aos estudantes atividades pedagógicas em regime especial de exercícios domiciliares, que permitirão a continuidade das atividades acadêmicas, fundamentados em determinações do MEC para esse momento.

Portanto, a partir da próxima semana, cada Coordenador de Curso enviará a seus alunos todas as informações necessárias à implementação das atividades domiciliares.

Clique aqui e leia na íntegra a nota oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado Urgente - Suspensão das aulas (COVID-19) - 16/03/2020

O posicionamento da Uniara frente às medidas preventivas sobre a pandemia COVID-19 está baseado nas evidências que nos vem sendo trazidas pelos órgãos de controle de saúde governamentais. As autoridades da Saúde preconizam que a suspensão de atividades coletivas é a melhor alternativa para “achatar” a curva epidemiológica da contaminação.

Assim sendo, a Uniara informa que todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais estão suspensas do dia 16/03/2020 ao dia 28/03/2020, com exceção dos estágios do 4º ano do Curso de Enfermagem e o Internato do Curso de Medicina, pois, tais profissionais, a pedido do Ministro da Saúde, deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

UNIARA

Curso Técnico em Guia de Turismo

Mercado de Trabalho

Entendendo o mercado turístico

Muita gente acredita que estas duas palavras - emprego e turismo - não combinam. Alguns ainda pensam que, para a atividade do turismo, é preciso que haja praia ou verde, mas não é bem assim.

A atividade turística existe onde há um diferencial, seja ele qual for: uma lenda, uma história, um evento, um prédio antigo preservado e com valor histórico, uma vinícola, um alimento diferente, um restaurante exótico, o clima, um navio, um parque, etc. O turismo pode ser desenvolvido em várias cidades, basta que se faça o planejamento adequado.

Trabalhar no ramo não significa somente viajar. O interessado pode trabalhar na própria cidade em que reside, ou também em outros núcleos, próximos ou não da residência, que, por meio da movimentação turística, geram vagas.

A atividade está ligada ao crescimento econômico, portanto, quando há turismo desenvolvido adequadamente, há geração de renda e oportunidades, pois, às vezes, locais com pouca rotatividade econômica se beneficiam devido à geração de empregos diretos e indiretos no setor. O mercado de trabalho é promissor, é uma área crescente, basta aproveitar.

O turismo em si está diretamente envolvido com pessoas, é importante estar atento à qualidade de vida da comunidade local e o bem estar dos turistas e visitantes. A atividade turística, quando planejada adequadamente, direciona o foco para cuidados na infraestrutura básica e turística, assim, consegue uma prática de turismo com qualidade e aproveitamento por parte de todos os envolvidos.

O profissional é capacitado para realizar diversas atividades com públicos segmentados, ou seja, elaborar e organizar eventos independentes da tipologia; diagnosticar as potencialidades dos municípios e consolidar as já existentes, por meio de um planejamento turístico adequado e transformar os recursos naturais e artificiais em atrativos, na busca de uma maior demanda, porém sempre estudando a capacidade de carga do local; classificar áreas de interesse turístico e promovê-las; formular projetos para viabilizar a permanência da demanda no núcleo receptor; realizar estudos de viabilidade econômica; estruturar, planejar, controlar e gerenciar empreendimentos relacionados ao setor; realizar guiamentos; criar e implantar roteiros turísticos.

Pode-se notar que quem trabalha com turismo tem a oportunidade de atuar em diversos setores (eventos, hospedagem, alimentação, agenciamento, guiamento, transportes e entretenimento), e em localidades diferentes, tudo depende da afinidade pelo segmento e cidade. Lembrando que o Curso Técnico em Guia de Turismo também tem a sua formação aplicada para o profissional atuar como Guia de Turismo Regional, Nacional e América do Sul.

Pelo acúmulo de notícias positivas do mercado turístico, observa-se a quantidade de empregos gerados direta e indiretamente, além do profissional ser capaz de atuar em diversos campos, contribuindo com benefícios sociais, ambientais e econômicos para sua cidade, região e seu país.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /guiaturismo/mercado/