Curso Técnico em Guia de Turismo

Competências e Habilidades

As Qualificações Oferecidas: Competências e Habilidades

Módulo I - Qualificação Profissional em Introdução ao Mercado Turístico

Competências:

  • Identificar e avaliar os meios e recursos disponíveis, além das oportunidades mercadológicas;
  • Identificar, selecionar e avaliar espaços e equipamentos para recreação;
  • Identificar e prever serviços pessoais e turísticos;
  • Verificar e avaliar os sítios e atrativos turísticos adequados à demanda;
  • Organização de informação a clientes;
  • Realizar controle de oferta e demanda nos produtos e serviços turísticos;
  • Realizar aferições junto aos clientes sobre a satisfação em relação aos produtos e/ou serviços turísticos.

Habilidades:

  • Comunicar-se com os clientes a fim de adequar a oferta às necessidades e expectativas deles;
  • Utilizar dados e indicadores socioeconômicos, além de informações turísticas;
  • Adequar as ofertas aos interesses, hábitos, atitudes e expectativas da demanda;
  • Apresentar os produtos ou serviços;
  • Aplicar e estudar resultados de pesquisas para diagnosticar opinião sobre serviços;
  • Controlar a qualidade dos produtos e serviços.

Módulo II - Qualificação Profissional em Prática de Guiamento I

Competências:

  • Elaborar planos de recepção de turistas, contatando órgãos públicos e infraestruturas turísticas necessárias como: hotéis, restaurantes, transportes e outros;
  • Implantar projetos de eventos dentro de hotéis e restaurantes;
  • Conhecer as formas de divulgação;
  • Cuidar para que as normas de segurança sejam respeitadas.

Habilidades:

  • Operacionalizar as fases de pré, trans e pós-evento;
  • Fazer contato com a mídia para divulgação;
  • Divulgar para os turistas as possibilidades de hospedagem, transporte, alimentação e lazer que estão integradas ao evento;
  • Articular outros profissionais prestadores de serviços e produtos;
  • Elaborar cronograma de viagem turística;
  • Receber, orientar e conduzir turistas;
  • Coordenar e supervisionar os serviços de terceiros.

Módulo III - Qualificação Profissional em Prática de Guiamento II

Competências:

  • Desenvolver atividades respeitando a legislação vigente, principalmente o Código de Defesa do Consumidor;
  • Conhecer os conceitos de recursos e atrativos turísticos;
  • Desenvolver as fases dos inventários turísticos através de aplicação de fichas técnicas, questionários e pesquisa de gabinete;
  • Implantar as fases determinadas nos planejamentos turísticos, acompanhando a construção e organização da estrutura envolvida seja física ou humana;
  • Desenvolver a venda e acompanhamento de grupos a roteiros ou projetos turísticos;
  • Controlar os recursos financeiros dos projetos;
  • Selecionar e treinar os recursos humanos necessários para os projetos;
  • Elaborar recepção dos clientes incluindo a preparação de comunicação em língua inglesa e espanhola.

Habilidades:

  • Elaboração e aplicação de questionários estruturados ou não estruturados;
  • Visitas aos atrativos para acompanhamento do desenvolvimento dos projetos;
  • Organização de cursos e preparação prática para treinamentos;
  • Elaboração de livros de controle financeiro dos projetos;
  • Controle de fornecedores e produtos;
  • Realizar visitas de divulgação dos projetos;
  • Receber as pessoas que participarão dos projetos como funcionários e clientes proporcionando aos mesmos, informações e orientações;
  • Controle de aplicação de normas de segurança e legislações vigentes;
  • Controle de qualidade dos produtos e serviços turísticos.
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /guiaturismo/competencias-habilidades/