[ mostrar mensagem ]

Comunicado: Prorrogação da suspensão das aulas (COVID-19) - 26/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

Renovar a suspensão de todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais, estendendo-a para até o dia 11 de abril de 2020, com exceção do Internato do Curso de Medicina, Módulo 12, pois, a pedido do Ministro da Saúde tais estudantes deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado: Orientação do Procon referente a mensalidade de escolas (COVID-19) - 21/03/2020

Prezados alunos,

Procon orienta que mensalidade de escolas sejam pagas mesmo durante suspensão das aulas por causa do coronavírus.

Clique aqui e confira a reportagem na integra.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado - Suspensão das atividades do internato médico (COVID-19) - 19/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

1. Suspender todas as atividades do Internato Médico dos Módulos 9, 10 e 11, por 10 (dez) dias prorrogáveis, a partir de segunda-feira dia 23/03/2020, com plano de reposição para cada dia letivo.

2. Manter as atividades do Internato do Módulo 12, recomendando que os internos possam ser recrutados para áreas de maiores demandas dentro ou fora do Hospital de Ensino, se assim for necessário.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Nota sobre atividades domiciliares (COVID-19) - 17/03/2020

Em virtude da excepcional suspensão temporária das aulas, serão apresentadas aos estudantes atividades pedagógicas em regime especial de exercícios domiciliares, que permitirão a continuidade das atividades acadêmicas, fundamentados em determinações do MEC para esse momento.

Portanto, a partir da próxima semana, cada Coordenador de Curso enviará a seus alunos todas as informações necessárias à implementação das atividades domiciliares.

Clique aqui e leia na íntegra a nota oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado Urgente - Suspensão das aulas (COVID-19) - 16/03/2020

O posicionamento da Uniara frente às medidas preventivas sobre a pandemia COVID-19 está baseado nas evidências que nos vem sendo trazidas pelos órgãos de controle de saúde governamentais. As autoridades da Saúde preconizam que a suspensão de atividades coletivas é a melhor alternativa para “achatar” a curva epidemiológica da contaminação.

Assim sendo, a Uniara informa que todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais estão suspensas do dia 16/03/2020 ao dia 28/03/2020, com exceção dos estágios do 4º ano do Curso de Enfermagem e o Internato do Curso de Medicina, pois, tais profissionais, a pedido do Ministro da Saúde, deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

UNIARA

Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação

Grupos de Pesquisa

O Mestrado Profissional em Educação: Processos de Ensino, Gestão e Inovação está enquadrado em dois grupos de pesquisa que visam ao estudo de práticas pedagógicas eficientes no processo de ensino.

O primeiro grupo, intitulado Formação docente e práticas pedagógicas, focaliza a formação e atuação do profissional da educação, com projetos de pesquisa voltados para a alfabetização, leitura e escrita; processos de ensino e de aprendizagem; avaliação da aprendizagem escolar; o trabalho com recursos didáticos, entendendo recursos de forma ampla de modo a incluir tecnologias de informação e comunicação, além de aspectos relacionados à saúde docente, tal como a utilização da voz pelo professor.

Não se pode falar em aluno e professor sem falar em escola, em sistema escolar e em política educacional. Sendo assim, o foco do segundo grupo de pesquisa, Organização e gestão de instituições educacionais, está na inserção desses agentes no processo educacional e na sociedade. A partir do estudo das políticas educacionais, o grupo explora a prática desenvolvida por gestores da área educacional, buscando investigar as repercussões, nos diferentes ambientes educativos, tanto da formação inicial dos profissionais da Educação quanto dos novos indicadores educacionais.

É importante ressaltar que os dois grupos dialogam entre si. Ambos reúnem pesquisadores com vasta experiência em pesquisa educacional, sempre com o olhar voltado para a prática e a teoria por referência. Os grupos se preocupam com o distanciamento existente entre a teoria estudada na universidade e o exercício prático dos diferentes profissionais que atuam na área educacional. Desenvolvem pesquisas voltadas a abrir possibilidades de aproximação crítica e reflexiva entre teoria e prática, de modo a explorar o potencial educativo da escola e outras instituições voltadas à educação.

Nas pesquisas dos dois grupos existe a preocupação de trazer as várias vozes sobre as questões estudadas: a voz do professor, do coordenador, do diretor da escola, dentre outras, e de debater sobre elas à luz de diferentes referenciais teóricos.

Atualmente os grupos estão compostos principalmente por professores da Uniara e por alguns professores pesquisadores de reconhecida competência na área educacional que foram convidados a integrarem os grupos.

Formação Docente e Práticas Pedagógicas

  • Fábio Tadeu Reina (líder)
  • Dirce Charara Monteiro
  • Luciana Maria Giovanni
  • Maria Betanea Platzer
  • Maria Lúcia Suzigan Dragone
  • Maria Regina Guarnieri

Organização e Gestão de Instituições Educacionais

  • Ana Maria Falsarella (líder)
  • Alda Junqueira Marin
  • Darwin Ianuskiewtz
  • Edmundo Alves de Oliveira
  • Eládio Heredero
  • Luiz Carlos Gesqui
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ppg/processos-ensino-gestao-inovacao/sobre/grupos-pesquisa/