Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas

Infraestrutura

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas conta com a seguinte infraestrutura administrativa, didático-pedagógica e laboratorial:

Salas de Aula

As salas de aula são utilizadas para ministrar as atividades didáticas. Foram estruturadas por meio de recursos da Universidade de Araraquara (Uniara). A estrutura física das salas de aula inclui, cadeiras, mesas, projetor multimídia, tela para projeção retrátil automática, quadro branco, ar-condicionado e rede wi-fi. Para acessibilidade às salas de aula não localizadas no andar térreo, a Universidade possui elevadores.

Salas dos Docentes

Todos os docentes são alocados em salas, as quais possuem mesa, cadeiras, armários, ar-condicionado e acesso ao wi-fi.

Salas dos Alunos de Pós-Graduação

Os alunos são alocados em sala, que possuem mesa, cadeiras, armários, ar-condicionado e acesso ao wi-fi.

Recursos Humanos e Administrativos

O programa de pós-graduação conta com duas secretarias exclusivas, e estrutura física contendo mesas, cadeiras, ar-condicionado, computadores, impressoras, wi-fi e armários.

Laboratórios

Para melhor análise vamos descrever apenas os laboratórios disponíveis para as atividades de pesquisa do Programa:

Laboratório de Histologia

O laboratório de Pesquisa em Histologia, coordenado pela Profa. Dra. Ana Paula de Souza Faloni, membro deste programa, está localizado nas dependências do Mestrado em Ciências Odontológicas. Trata-se de um laboratório que oferece suporte para pesquisas desenvolvidas por alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, tendo sido estruturado por meio de recursos da Universidade de Araraquara (Uniara). A estrutura física do laboratório inclui, armários para armazenamento de material, cadeiras, os bens de uso permanente (balança de precisão, microscópio, estufa, banho-maria, micrótomo, capela de exaustão, destilador de agua, contador manual, geladeira e vidrarias em geral) e os bens de consumo (reagentes diversos e descartáveis), esses garantem o processamento histológico de material proveniente de estudos in vivo, para inclusão em parafina. Este laboratório oferece meios para investigação de aspectos morfológicos, estruturais, histofisiológicos e histomorfométricos dos tecidos, com ênfase para o tecido ósseo.

O laboratório dispõe de: micrótomo rotativo de parafina MRP09, microscópio Nykon Eclipse E200 , microscópio de luz polarizada (Jenamed 2, Carl Zeiss Jena ), estufa de Secagem Microprocessada 21l SX10DTME - Termômetro para Estufa -10+260ºC Ref. 801.260R, banho Maria, micro-ondas Eletrolux capacidade de 31L, placa Aquecedora em Cerâmica com Agitação C-MAG HS4 - 110 V, balança analítica capacidade 220g, divisão 0,1mg bivolt ref. AY 22, Medidor de pH de bolso, agitador magnético com aquecimento RH BASIC 2 Ref. 3339001 - 110V, estilador de Àgua WATERWISE 3800ml/4h 220V Modelo 4000 I, Capela de exaustão Nalgon (1712,00)/ Ideoxina (1431,00), Refrigerador 1 Porta CRP28BB 241L com Dispenser Branco - Consul, Refrigerador Duplex Cycle Defrost DC41 359L com Dispenser Branco - Electrolux e vidraria necessária para a execução da experimentação.

Neste laboratório estão sendo desenvolvidas as análises histológicas das dissertações e ICs da graduação e pós-graduação.

Laboratório de Estudos e Planejamentos

O laboratório de estudos e planejamento é utilizado pelos alunos para realização de experimentos, treinamento em ortodontia (Typodont), planejamento e área de estudo. Este laboratório contém: uma ampla bancada de mármore, uma pia, 12 negatoscópios (GrinLight), banheira para Typodont (Orto Art), 1 computador desktop completo, 1 notebook 2GB, HD 240, 1 projetor de Multimídia, máquina fotográfica digital com objetiva macro. Também contamos com CEREC, impressora 3D Formlabs e Sofware DDS-Pro, utilizados nas dissertações bem como no planejamento digital dos casos clínicos.

Clínicas

O mestrado conta com 2 clínicas para realização de atendimento clínico, pesquisa e ensino. Uma delas com 12 equipos odontológicos completos contendo fotopolimerizador e bomba à vácuo acoplados. E outra menor com 4 equipos odontológicos completos contendo bomba à vácuo.

As clínicas ainda contém, aparelho de Rx tradicional, sensor de rx digital, duas Máquinas de solda ortodôntica (MetalVander), Anodizador com 2 cubas (MetalVander), 2 Fotopolimerizadores Optlight LD), Equipamento Laser Twin Flex Evolution Arcada, Equipamento Laser Hand 660 nm, Equipamento Laser Hand 780 nm, Sistema de análise por ressonância: Ostell, Scanner intra-bucal OminiCam Sirona, Centrífuga L-PRF Process® - Intra Spin, IPAD Wi-fi 16GB Black MD5 10BZ/A, CAD/CAM e Motor de Implante Ichiropro para IDAP IV (Componentes: Micromotor, Contra-ângulo, cabo para motor, Pedal Ichiropro, impressora 3D Formlabs, Flash circular e lente objetiva Macro.

Nesta, são realizadas as pesquisas clínicas desenvolvidas pela pós-graduação, e a orientação de estagiários da graduação.

Biotério

O Centro de Pesquisas Biológicas - Biotério da Universidade de Araraquara atende os programas de Pós-Graduação desta instituição, é atualmente coordenado pela Profa. Dra Nadia Lunardi, membro participante deste Programa.

Localizado no Centro da Cidade de Araraquara, o Biotério ocupa uma área construída de aproximadamente 133 m², e está atualmente estruturado para atender somente experimentos com uma espécie animal (ratos) seguindo as normativas exigidas, com planos futuros para uma reestruturação e aumentar o número de espécies.

A planta do biotério foi elaborada com a preocupação de evitar o contato do material limpo e sujo e adequado trato dos animais. Apresenta 2 entradas, uma pela frente onde fica a secretaria (recepção 14,5 m²), local onde pesquisadores e demais visitantes terão acesso e uma garagem para entrada dos animais. A partir desta garagem, a qual comporta 2 carros, temos 3 salas do lado direito, uma para armazenamento de insumos, outra com uma pia sistema de exaustor e ar condicionado, atualmente utilizada para armazenamento de gaiolas e garrafas de água limpas (onde futuramente será a quarentena dos ratos), e outra devidamente estruturada para a quarentena dos ratos que chegam ao biotério (com 16,5 m², ar condicionado, sistema de exaustão e timer regulador do ciclo claro e escuro) a qual futuramente poderá ser quarentena de uma outra espécie.

Ao lado esquerdo da garagem entramos numa antessala de 11,29 m² que contém bancada e ar condicionado, local utilizado para manuseio dos animais pelo veterinário e bioterista (proibida a entrada de pesquisadores). Esta antessala tem passagem para a sala de manutenção dos animais que estão em experimentação. A sala de manutenção dos animais em experimentação possui 19,35 m², grandes bancadas, e estantes onde são alocadas as gaiolas dos animais. Nesta sala também somente é permitida a entrada do veterinário e bioterista, para evitar estresse dos animais. Esta mesma sala contém uma janela com portinhola para passagem das gaiolas a serem disponibilizadas para os pesquisadores, os quais estarão na sala ao lado.

A antessala ainda tem uma passagem a uma sala de manuseio dos animais pelos pesquisadores composta de bancadas, ar condicionado, armários para armazenar medicamentos e vidrarias. Esta sala com 23,8 m² tem ligação com a entrada dos pesquisadores, a qual passa por um vestiário onde deverão se paramentar antes de entrar na sala de manuseio de animais. A sala de manuseio de animais também tem ligação com a sala cirúrgica (12,19 m²). A sala para realização de procedimentos cirúrgicos e eutanásia dos animais está equipada com os seguintes bens de uso permanente: maca/mesa cirúrgica metálica com canais de escoamento; mochos/cadeiras (compatíveis com a altura da mesa cirúrgica); mesa auxiliar odontológica tipo kart (acoplamento dos motores odontológicos); terminal com refletor de luz e apresenta uma janela com portinhola para passagem do lixo contaminado. A última sala (9,15 m²), é a que recebe o material contaminado e onde é realizada a lavagem de instrumentais sujos. Esta sala contém um frízer para armazenamento de carcaças de animais mortos, e uma portinhola com abertura para a lixeira da rua, onde o lixo contaminado fica adequadamente armazenado até o recolhimento devido.

Este centro atualmente é o sedia as pesquisas em animais realizadas em toda a instituição.

Laboratório de Biologia Molecular

Situado na Avenida Quinze de Novembro, 714, Centro de Araraquara, com área de 98 m².

  1. Laboratório de biologia molecular e química medicinal - Equipado armários de MDF e bancadas de granito, com 01 Cabine de segurança biológica Modelo Bioseg 09, Tipo A1, 01 Microcentrifuga 5418 (EPPENDORF), 01 Forno de micro-ondas Eletrolux MEP41, 01 Estufa de Esterilização e Secagem 2ND Nova Ética 220C mod: 400, 02 Estufas Bacteriológica Sterilifer, 01 Espectrofotômetro UV/Visível com varredura (Cole-Parmer), 02 Agitadores orbitais KASVI (k40-3020), 01 Mesa Agitadora mod Ag-200 SPLabor, 10 Micropipetadores Monocanal Kasvi, 05 Micropipetadores Multicanal Kasvi, 01 Microscópio Óptico Binocular MRJ-03 Marte, 01 Microscópio Óptico Binocular 4 a 100x E-200 Nikon, 03 Mini-protean tetra cell - Biorad, 01 Computador Intel i5, 01 Cuba de Eletroforese Horizontal Biorad Wide mini-sub cell GT, 02 pHmetros de Bancada Hanna HI2211-01, 01 Fonte para Eletroforese GSR, 01 Banho-Maria Agitação Interna MOD. HX 500/4D 220V Nova Ética, 01 Banho-Maria Ultracrio Nova Ética, 01 Banho-Maria SBS, 04 Blocos para Microtubos 0,2mL 96 poços PCR Agimmax, 01 Bomba FABBI Primar, 01 Termociclador Mastercycle Nexus Eco EPPENDORF 01 Transluminador Trans UVT, 01 Balança analítica Shimadzu, 01 Balança Semi-Analítica Marte, 01 Rota-evaporador QUIMIS, acesso à internet, e climatização;
  2. Laboratório de cultura de células e engenharia de tecidos (12 m²) - Equipado com armários de MDF e bancadas de granito, 01 Balança Semi-Analítica Marte, 01 Banho-Maria SBS, 01 Cabine de segurança biológica Modelo Bioseg 12, Tipo A1 (VECO), 01 Centrífuga 28 tubos Celm, 01 Refrigerador Frost Free Electrolux DF42, 01 Estufa Incubadora CO2 - Sanyo/Panasonic MCO-19 AIC-UV-PA 170 Litros, 01 Leitora e Microplacas e Tiras - Polaris (Modelo EE-Leitora DE), 05 Micropipetadores Monocanal Kasvi 0,1-2,0µL, 01 Centrífuga Combate 28 tubos, 01 Banho-Maria SBS, 01 Microscópio Binocular de Invertido Nikon, acesso à internet, e climatização;
  3. Laboratório de biopolímeros e química medicinal (20 m²) - Equipado com armários de MDF e bancadas de granito, 01 Banho-Maria SBS, 01 Cabine de exaustão, 01 Cabine de segurança biológica Modelo Bioseg 09, Tipo A1, 01 Estufa de Esterilização e Secagem QX402 HEXIS, 01 Balança Semi-Analítica Marte mod: AD2000, 01 Refrigerador Frost Free CRM Duplex 300 Consul, 01 pHmetro microprocessado digital Gehaka, 01 Centrífuga Microprocessada para Tubos - Q222TM, 01 Dispersor IKA ULTRA TURRAX T50 Basic, 01 Agitador magnético c-mag HS4 digital IKAmag, 01 Agitador eletrônico QUIMIS, 01 Ultra-son Unique, acesso à internet, e climatização;
  4. Laboratório de equipamentos multiusuários - (18 m²) - Equipado com 01 Freezer Electrolux FE18 - Uma unidade, 01 Indrel Ultra-freezer, 01 Câmara incubadora tipo BOD SPLabor, 01 Câmara incubadora tipo BOD QUIMIS, 01 Refrigerador Frost Free Electrolux DF42 e climatização;
  5. Laboratório de preparo de materiais e lavagem (15 m²) - Equipado com armários de MDF e bancadas de granito, 01 Aparelho de Osmose Reversa QUIMIS NOD Q-842U220, 01 Destilador de Água 30L Tipo Pilsen QUIMIS, 01 Autoclave Prismatec 225L, 01 Autoclave Prismatec 300L;
  6. Salas de docentes individualizadas para docentes, equipadas com armários e bancadas de MDF. Com acesso à internet;
  7. Núcleo de Inovação e Desenvolvimento de Produtos Biotecnológicos (NIDPBio/Uniara), sediado dentro do Parque Eco Tecnológico DAMHA na cidade de São Carlos. Equipado com armários e bancadas de MDF, 06 microcomputadores intel i5 e impressora Laser.

Dissertações em parceira com o Programa de Biotecnologia estão sendo realizadas neste laboratório.

Recursos de Informática

São 600 máquinas distribuídas entre os laboratórios de informática, laboratórios de atendimento ao público, no sistema de auto atendimento, biblioteca, auditórios e laboratório de acesso à internet. Os laboratórios estão equipados da seguinte forma:

Laboratório 1

Interligado em rede na seguinte configuração: 40 Micro-computadores Marca C & A - Modelo PIV 2.4 GHZ com Processador Pentium - IV 2.4 GHz, 256 Mb de Memória RAM, 16 Mb de Memória Vídeo, 40 GB de Hard-Disk, Disk Drive de 3½, Monitor 15, Teclado e Mouse.

Laboratório 2

Interligado em rede na seguinte configuração: 22 Micro-computadores Modelo R & G PIII 800 MHZ com Processador Pentium - P III 800 MHz, 256 MB de Memória RAM, 16 Mb de Memória Vídeo, 10 GB de Hard-Disk, Disk Drive de 3½, Monitor 14, Teclado eMouse.

01 Micro-computador Modelo MICROCEL PIV 2.4 GHZ com Processador Pentium - IV 2.4 GHz, 256 Mb de Memória RAM, 16 Mb de Memória Vídeo, 40 GB de Hard-Disk, Disk Drive de 3½, Monitor 14, Teclado e Mouse.

Laboratório 3

Interligado em rede na seguinte configuração: 23 Micro-computadores Modelo FT COM PIV 1.7 GHZ com Processador Pentium - III 1.7 GHz, 256 Mb de Memória RAM, 16 Mb de Memória Vídeo, 40 GB de Hard-Disk, Disk Drive de 3½, Monitor 15, Teclado e Mouse.

Laboratório 4

Interligado em rede na seguinte configuração: 05 Micro-computadores Modelo R.E.G. PIII 550 MHZ, Processador Pentium - III 800 MHz, 256 Mb de Memória RAM, 16 Mb de Memória Vídeo, 10 GB de Hard-Disk, Disk Drive de 3½, Monitor 15, Teclado e Mouse.

05 Micro-computadores Modelo R & G PII 350 MHZ com Processador Pentium - II 350 MHz, 128 Mb de Memória RAM, 16 Mb de Memória Vídeo, 20 GB de Hard-Disk, Disk Drive de 3½, Monitor 14, Teclado e Mouse.

05 Micro-computadores Modelo MICROCEL CELERON 233 MHZ com Processador Celeron 233 MHz, 128 Mb de Memória RAM, 16 Mb de Memória Vídeo, 8 GB de Hard-Disk, Disk Drive de 3½, Monitor 14, Teclado e Mouse.

Laboratório 5

Interligado em rede na seguinte configuração: 30 Micro-computadores Modelo C & A PIV 2.4 GHZ com Processador Pentium - IV 2.4 GHz, 256 Mb de Memória RAM, 16 Mb de Memória Vídeo, 80 GB de Hard-Disk, Disk Drive de 3½, Monitor 15, Teclado e Mouse.

Laboratório 6

Interligado em rede na seguinte configuração: 04 Micro-computadores Modelo R.E.G. PIII 800 MHZ com Processador Pentium - III 800 MHz, 256 Mb de Memória RAM, 16 Mb de Memória Vídeo, 10 GB de Hard-Disk, Disk Drive de 3½, Monitor 15, Teclado e Mouse.

11 Micro-computadores Modelo R.E.G. PIII 550 MHZ com Processador Pentium - III 550 MHz, 256 Mb de Memória RAM, 16 Mb de Memória Vídeo, 10 GB de Hard-Disk, Disk Drive de 3½, Monitor 15, Teclado e Mouse.

Laboratório 7

Interligado em rede na seguinte configuração: 02 Micro-computadores Modelo R.E.G. PIII 550 MHZ com Processador Pentium - P III 550 MHz, 128 Mb de Memória RAM, 16 Mb de Memória Vídeo, 10 GB de Hard-Disk, Disk Drive de 3½, Monitor 15, Teclado e Mouse.

26 Micro-computadores Modelo MICROCEL PIV 2.4 GHZ com Processador Pentium - IV 2.4 GHz, 256 Mb de Memória RAM, 16 Mb de Memória Vídeo, 80 GB de Hard-Disk, Disk Drive de 3½, Monitor 15, Teclado e Mouse.

02 Micro-computadores Modelo MICROCEL PIV 2.26 GHZ com Processador Pentium - IV 2.26 GHz, 256 Mb de Memória RAM, 16 Mb de Memória Vídeo, 80 GB de Hard-Disk, Disk Drive de 3½, Monitor 15, Teclado e Mouse.

Laboratório 08

Interligado em rede na seguinte configuração: 40 Micro-computadores Modelo AMAZON PC PIV 1.8 GHZ, Gabinete Torre, Processador Pentium - IV 1.8 GHz, 256 Mb de Memória RAM, 16 Mb de Memória Vídeo, 40 GB de Hard-Disk, Disk Drive de 3½, Monitor 15, Teclado, Mouse.

Laboratório 09

Interligado em rede na seguinte configuração: 40 Micro-computadores Modelo MAGIC SHELF PIV 1.6 GHZ, Gabinete Torre, Processador Pentium - IV 1.6 GHz, 256 Mb de Memória RAM, 16 Mb de Memória Vídeo, 20 GB de Hard-Disk, Disk Drive de 3½, Monitor 15, Teclado, Mouse.

Laboratório 10

Interligado em rede na seguinte configuração: 30 Micro-computadores Modelo R & G PIII 700 MHZ, Gabinete Torre, Processador Pentium - IV 1.8 GHz, 256 Mb de Memória RAM, 16 Mb de Memória Vídeo, 10 GB de Hard-Disk, Disk Drive de 3½, Monitor 15, Teclado, Mouse.

Laboratório 11

Interligado em rede na seguinte configuração: 30 Micro-computadores MARCA C & A - Modelo P-IV 3.2 MHz HT, Gabinete Torre, Processador Pentium - IV 3.2 MHz HT , 256 Mb de Memória RAM, Memória Vídeo , 80 GB de Hard-Disk, Disk Drive de 3½, Monitor 15, Teclado, Mouse óptico.

Laboratório 13

Interligado em rede na seguinte configuração: 30 Micro-computadores MARCA C & A - Modelo P-IV 3.2 MHz HT, Gabinete Torre, Processador Pentium - IV 3.2 MHz HT , 256 Mb de Memória RAM, Memória Vídeo , 80 GB de Hard-Disk, Disk Drive de 3½, Monitor 15, Teclado, Mouse óptico.

Laboratório Internet

Interligado em rede na seguinte configuração: 12 Micro-computadores Modelo MICROCEL PIV 2.4 GHZ com Processador Pentium - IV 2.4 GHz, 256 Mb de Memória RAM, 16 Mb de Memória Vídeo, 80 GB de Hard-Disk, Disk Drive de 3½, Monitor 15, Teclado e Mouse.

Auto-atendimento/Alunos

Interligados em rede na seguinte configuração: 07 Micro-computadores Marca Daewoo - Qrium com Processador Intel PIII 800Mhz, 128 MB Memória RAM, Placa de Rede 10/100 MB, Disk Drive de 3½, HD 10.2GB, Disk Drive de 3½, Teclado e Mouse.

Auto-atendimento/Bilblioteca

Interligados em rede na seguinte configuração: 03 Micro-computadores Marca Daewoo - Qrium com Processador Intel PIII 800Mhz, 128 MB Memória RAM, Placa de Rede 10/100 MB, Disk Drive de 3½, HD 10.2GB, Disk Drive de 3½, Teclado e Mouse.

Sala de Impressão

Interligada em rede na seguinte configuração: 01 Micro-computador Modelo REG Pentium-III 750 MHz, Processador Pentium-III 750 MHz, 384 Mb de Memória RAM, 08 Mb de Memória Video, 20 Gb de Hard-Disk, CDROM 52 X, ZIP DRIVE ( interno ), Disk Drive de 3½, Placa de Rede 10/100Mb, Monitor 15, Teclado e Mouse.

Todos os projetos de pesquisa e extensão, bem como a maioria das disciplinas são desenvolvidos utilizando os recursos de informática supracitados.

Biblioteca

A Biblioteca da Universidade de Araraquara - Uniara, objetiva atender ao corpo docente e discente desta Instituição, bem como a população do município e da região. As ações realizadas na Biblioteca estão centradas na aquisição de novas assinaturas de publicações periódicas e de livros, na ampliação da sua área física, na informatização do acervo, do empréstimo e da consulta em sistema de livre acesso ao acervo.

Considerando, as áreas de concentração do Programa de Mestrado em Ciências Odontológicas, descreveremos as bibliotecas que o programa utilizará. No Campus 4 há uma área de 125 m², onde o conteúdo disponível é específico para as áreas de concentração, Implantodontia e Ortodontia. Já no Campus Central, onde o conteúdo disponível corresponde às áreas básicas, ocupa uma área total de 920,05 m. Possui salas individuais de estudo e acervo ocupando uma área de 538,80 m² são disponibilizadas para alunos, professores do Centro Universitário, funcionários, e toda a comunidade em geral. Também possui instalações para estudos em grupo. As salas para estudos em grupo e leitura, inclusive recepção, possuem mobiliários e ambientes adequados. São instalações bem iluminadas, refrigeradas e limpas, com uma área de 176,27 m². Já as salas para serviços da biblioteca possuem uma área de 204,97 m².

A biblioteca está dividida em 4 pavimentos: 3 salas da área de Ciências Humanas, sendo uma exclusiva para o curso de Direito e 1 sala para os cursos da área da saúde, possui também 4 banheiros, rampas de acesso, 87 mesas e 241 cadeiras.

As instalações para o acervo seguem padrões de qualidade exigidos para as bibliotecas universitárias, inclusive com ambientes climatizados e rampas para acesso aos deficientes. O armazenamento do acervo é adequado, com iluminação e extintores de incêndio localizados corretamente. O funcionamento também se mostra plenamente adequado, com terminais de consulta disponíveis ao público por toda a biblioteca.

O sistema padrão segue o tipo de catalogação AACR2, e da classificação bibliográfica C.D.U. (Classificação Decimal Universal). Todo o acervo encontra-se automatizado e disponibilizado para empréstimos.

Acervo Composto de 37.385 títulos e 75.605 volumes. Há cerca de 964 títulos de periódicos (específicos jornais e revistas de cada curso) no acervo da biblioteca que são atualizados anualmente através das assinaturas e doações, sendo que os periódicos recomendados estão disponíveis para o programa. Especificamente na área da Saúde são 3656 títulos e 8849 volumes. Também há acesso às bases de dados "on-line", como:

Bases de Dados em:

Ciências da Saúde

LILACS - Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde.
MEDLINE - Literatura Internacional em Ciências da Saúde.

Áreas Especializadas

ADOLEC - Saúde na adolescência.
ADSAÚDE - Administração de Serviços de Saúde.
BBO - Bibliografia Brasileira de Odontologia.
BDENF - Base de dados em Enfermagem.
HISA - História da Saúde Pública na América Latina e Caribe.
HOMEOIDEX - Homeopatia.
LEYES - Legislação Básica de Saúde da América Latina e Caribe.
MEDCARIBE - Literatura do Caribe em Ciências da Saúde.
REPIDISCA - Literatura em Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente.
OPAS/OMS
PAHO - Acervo da Biblioteca da Organização Pan-Americana da Saúde.
WHOLIS - Sistema de Informação de Biblioteca OMS.
DESASTRES - Acervo do Centro de Documentação de Desastres.
CAPES - acesso a base de dados Sciênce Direct e Scopus.

Ademais, cabe ainda ressaltar o serviço de comutação bibliográfica no país e no exterior pelo sistema COMUT, existindo ainda serviço de consulta às bases de dados, quer de forma impressa ou em CD-ROM, realizados no próprio centro ou por acesso remoto a recursos de outras instituições.

O acervo é permanentemente atualizado pela Universidade de Araraquara, que destina 2% de sua receita para o Fundo de Desenvolvimento da Biblioteca (FUNBI), o que permite à Biblioteca Central estabelecer um cronograma para aquisição de material bibliográfico como livros, periódicos, cd-room, fitas de vídeo, DVDs, etc., obedecendo às solicitações de coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação.

A qualidade dos serviços de consulta e empréstimo do acervo destinado aos cursos está comprovada através da grande procura de empréstimo domiciliar sem restrições.

Serviços oferecidos:

  • Orientação e treinamento aos usuários quanto ao uso da Biblioteca (visitas monitoradas);
  • Empréstimos domiciliar e consulta para o corpo docente e discente da Instituição;
  • Consulta local com livre acesso à comunidade em geral;
  • Internet - pesquisa direta para docente e discente, com disponibilidade de 11 Micros alocados na Biblioteca;
  • Comutação bibliográfica - COMUT/IBICT e BIREME;
  • Levantamento bibliográfico - UNIBIBLI, BIREME, SCIENCE DIRECT;
  • Normalização de trabalhos científicos como teses, monografias, artigos de periódicos e da Revista Uniara;
  • Elaboração de fichas catalográficas para as teses defendidas;
  • Acesso aos periódicos da CAPES.

Apoio na elaboração de trabalhos acadêmicos - As fichas catalográficas e normatização bibliográfica constituem forte apoio na elaboração de trabalhos acadêmicos, pois seguem normas de padrão de pesquisa. Além do apoio da biblioteca ao usuário, há também disciplina própria para treinar os alunos a normatizarem os trabalhos monográficos e a efetuarem pesquisas na biblioteca, que é a disciplina de Metodologia Cientifica. Como há exigências específicas para a apresentação de trabalhos técnicos e científicos, bem como trabalhos de conclusão de curso, de projetos de iniciação científica e publicações de trabalhos, estão disponibilizadas aos usuários as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ppg/ciencias-odontologicas/apresentacao/infraestrutura/