Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas

Histórico

O curso de Mestrado Profissional em Ciências Odontológicas da Uniara foi proposto após ampla reflexão da Instituição de Ensino Superior (IES), aproveitando o crescente estímulo à Iniciação Científica (I.C.), com o envolvimento do seu corpo docente. Em 2010, foi aprovado pela Capes, tendo seu início em março de 2011. Ao longo dos sete anos, a proposta do programa foi sendo aprimorada tendo como foco a formação de um mestre com uma sólida base de metodologia científica, didática, atuação clínica interdisciplinar com ênfase em tecnologia e inovação científica.

A produção técnica e científica está aumentando com o desenvolvimento de projetos, incluindo produtos e depósito de patentes. Há consolidação das linhas de pesquisa e publicações científicas e capítulos de livros envolvendo docentes e alunos de graduação e pós-graduação com pesquisas clínicas e laboratoriais interdisciplinares.

Em 2016, visando ao desenvolvimento de Pesquisas, foi iniciada uma parceria com Pesquisadores dos Departamentos de Biologia Celular Oral e Periodontia da Academisch Centrum Tandheelkunde Amsterdam - ACTA (Holanda). Adicionalmente, o Mestrado em Ciências Odontológicas propiciou cursos internacionais com docentes da Universidade de Michigan e Universidade do Texas, ambas dos Estados Unidos.

No mesmo ano, foi adquirido o equipamento CEREC - Dentsply-Sirona, com o qual iniciou-se o projeto de pesquisa "Avaliação da adaptação e resistência a fratura de coroas CAD/CAM híbridas sobre base de titânio e Munhão Universal Exact". Em 2017, adquirimos a impressora 3D FormLabs para execução dos estudos em planejamento virtual e cirurgia guiada, com o objetivo de realizar pesquisas com as novas tecnologias propostas na Odontologia.

No ano de 2017, iniciamos um programa na Rádio Uniara, com apresentação semanal para esclarecimento de tratamentos odontológicos para a população de Araraquara e região.

Atualmente, realizamos parcerias com as empresas Dabi Atlante (Pross), Conexão Sistemas de Implantes, SIN, Procell, Geistlich, Neodent, Renova e Bioparts. Parcerias essas que já começam a dar frutos, com o desenvolvimento de teses, produtos e patentes.

Com a finalidade de motivar a interação graduação e pós-graduacão, o Programa iniciou um Projeto de Ensino com metodologia ativa, denominado PIC-Odonto, elaborado e ministrado pelos alunos de mestrado aos alunos de graduação de forma extra-curricular. Este projeto tende a estimular o ensino e pesquisa, promove a construção dos conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e atitudes tidas como importantes para uma prática profissional efetiva aos alunos de graduação e pós-graduação. Este projeto vislumbra o início de uma linha de pesquisa na área de ensino iniciada com um projeto PIBIC e uma parceria internacional com o doutorado em Ciências da Educação na Universidad Gran Asunción, Filial Pedro Juan Caballero onde atuaremos sediando a pesquisa e na coorientação da tese.

Os docentes do programa foram responsáveis pela criação e atuam até a presente data na coordenação do Comitê de Ética em Experimentação Animal e do Centro de Pesquisas Biológicas - BIOTÉRIO da Instituição, impulsionando as pesquisas em toda a universidade.

A IES teve o credenciamento de mais um Programa de Mestrado e dois de Doutorado, na área de Biotecnologia, totalizando 5 programas de Mestrado e 2 de Doutorado, notas 4, oferecidos pela Uniara. A instituição vem se consolidando cada vez mais em Pesquisa, sendo que, no ano de 2016, passou de Centro Universitário para Universidade.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ppg/ciencias-odontologicas/apresentacao/historico/