[ mostrar mensagem ]

Comunicado: Prorrogação da suspensão das aulas (COVID-19) - 26/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

Renovar a suspensão de todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais, estendendo-a para até o dia 11 de abril de 2020, com exceção do Internato do Curso de Medicina, Módulo 12, pois, a pedido do Ministro da Saúde tais estudantes deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado: Orientação do Procon referente a mensalidade de escolas (COVID-19) - 21/03/2020

Prezados alunos,

Procon orienta que mensalidade de escolas sejam pagas mesmo durante suspensão das aulas por causa do coronavírus.

Clique aqui e confira a reportagem na integra.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado - Suspensão das atividades do internato médico (COVID-19) - 19/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

1. Suspender todas as atividades do Internato Médico dos Módulos 9, 10 e 11, por 10 (dez) dias prorrogáveis, a partir de segunda-feira dia 23/03/2020, com plano de reposição para cada dia letivo.

2. Manter as atividades do Internato do Módulo 12, recomendando que os internos possam ser recrutados para áreas de maiores demandas dentro ou fora do Hospital de Ensino, se assim for necessário.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Nota sobre atividades domiciliares (COVID-19) - 17/03/2020

Em virtude da excepcional suspensão temporária das aulas, serão apresentadas aos estudantes atividades pedagógicas em regime especial de exercícios domiciliares, que permitirão a continuidade das atividades acadêmicas, fundamentados em determinações do MEC para esse momento.

Portanto, a partir da próxima semana, cada Coordenador de Curso enviará a seus alunos todas as informações necessárias à implementação das atividades domiciliares.

Clique aqui e leia na íntegra a nota oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado Urgente - Suspensão das aulas (COVID-19) - 16/03/2020

O posicionamento da Uniara frente às medidas preventivas sobre a pandemia COVID-19 está baseado nas evidências que nos vem sendo trazidas pelos órgãos de controle de saúde governamentais. As autoridades da Saúde preconizam que a suspensão de atividades coletivas é a melhor alternativa para “achatar” a curva epidemiológica da contaminação.

Assim sendo, a Uniara informa que todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais estão suspensas do dia 16/03/2020 ao dia 28/03/2020, com exceção dos estágios do 4º ano do Curso de Enfermagem e o Internato do Curso de Medicina, pois, tais profissionais, a pedido do Ministro da Saúde, deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

UNIARA

Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas

Histórico

O curso de Mestrado Profissional em Ciências Odontológicas da Uniara foi proposto após ampla reflexão da Instituição de Ensino Superior (IES), aproveitando o crescente estímulo à Iniciação Científica (I.C.), com o envolvimento do seu corpo docente. Em 2010, foi aprovado pela Capes, tendo seu início em março de 2011. Ao longo dos sete anos, a proposta do programa foi sendo aprimorada tendo como foco a formação de um mestre com uma sólida base de metodologia científica, didática, atuação clínica interdisciplinar com ênfase em tecnologia e inovação científica.

A produção técnica e científica está aumentando com o desenvolvimento de projetos, incluindo produtos e depósito de patentes. Há consolidação das linhas de pesquisa e publicações científicas e capítulos de livros envolvendo docentes e alunos de graduação e pós-graduação com pesquisas clínicas e laboratoriais interdisciplinares.

Em 2016, visando ao desenvolvimento de Pesquisas, foi iniciada uma parceria com Pesquisadores dos Departamentos de Biologia Celular Oral e Periodontia da Academisch Centrum Tandheelkunde Amsterdam - ACTA (Holanda). Adicionalmente, o Mestrado em Ciências Odontológicas propiciou cursos internacionais com docentes da Universidade de Michigan e Universidade do Texas, ambas dos Estados Unidos.

No mesmo ano, foi adquirido o equipamento CEREC - Dentsply-Sirona, com o qual iniciou-se o projeto de pesquisa "Avaliação da adaptação e resistência a fratura de coroas CAD/CAM híbridas sobre base de titânio e Munhão Universal Exact". Em 2017, adquirimos a impressora 3D FormLabs para execução dos estudos em planejamento virtual e cirurgia guiada, com o objetivo de realizar pesquisas com as novas tecnologias propostas na Odontologia.

No ano de 2017, iniciamos um programa na Rádio Uniara, com apresentação semanal para esclarecimento de tratamentos odontológicos para a população de Araraquara e região.

Atualmente, realizamos parcerias com as empresas Dabi Atlante (Pross), Conexão Sistemas de Implantes, SIN, Procell, Geistlich, Neodent, Renova e Bioparts. Parcerias essas que já começam a dar frutos, com o desenvolvimento de teses, produtos e patentes.

Com a finalidade de motivar a interação graduação e pós-graduacão, o Programa iniciou um Projeto de Ensino com metodologia ativa, denominado PIC-Odonto, elaborado e ministrado pelos alunos de mestrado aos alunos de graduação de forma extra-curricular. Este projeto tende a estimular o ensino e pesquisa, promove a construção dos conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e atitudes tidas como importantes para uma prática profissional efetiva aos alunos de graduação e pós-graduação. Este projeto vislumbra o início de uma linha de pesquisa na área de ensino iniciada com um projeto PIBIC e uma parceria internacional com o doutorado em Ciências da Educação na Universidad Gran Asunción, Filial Pedro Juan Caballero onde atuaremos sediando a pesquisa e na coorientação da tese.

Os docentes do programa foram responsáveis pela criação e atuam até a presente data na coordenação do Comitê de Ética em Experimentação Animal e do Centro de Pesquisas Biológicas - BIOTÉRIO da Instituição, impulsionando as pesquisas em toda a universidade.

A IES teve o credenciamento de mais um Programa de Mestrado e dois de Doutorado, na área de Biotecnologia, totalizando 5 programas de Mestrado e 2 de Doutorado, notas 4, oferecidos pela Uniara. A instituição vem se consolidando cada vez mais em Pesquisa, sendo que, no ano de 2016, passou de Centro Universitário para Universidade.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ppg/ciencias-odontologicas/apresentacao/historico/