202407121132

Notícias

Prazo para submissão de trabalhos ao XI Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões Rurais da Uniara é prorrogado

Publicado em: 28/05/2024

Foi prorrogado até o dia 5 de junho o prazo para a submissão de trabalhos ao XI Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões Rurais, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Universidade de Araraquara – Uniara. O evento será realizado no formato híbrido, entre os dias 9 e 11 de junho, com a abertura das atividades a partir das 19h, na unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro). Os interessados devem se inscrever pelo endereço www.uniara.com.br/eventos/xi-simposio-reforma-agraria-questoes-rurais, onde constam a programação e os valores para participação.

“O tema é ‘Transição Agroecológica e Tensões Socioambientais: Os Desafios do Tempo Presente’. Como temos duas linhas de pesquisa que debatem entre si, esse simpósio procura discutir os desafios encontrados na agricultura e na produção agroalimentar, discutindo igualmente os conflitos socioambientais. Será que esses conflitos agravam as vulnerabilidades? Será que estamos trabalhando corretamente os recursos da natureza? Como estão a água e a biodiversidade? É em torno dessas questões que são debatidos os nossos projetos, as nossas dissertações e teses”, inicia a coordenadora do PPG-DTMA, Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante.

Ela conta que serão dez mesas temáticas, “fora três conferências e a abertura”. “Vamos trabalhar, nas mesas temáticas, a questão da família rural, do envelhecimento, da juventude, os dilemas na sucessão do meio rural, a educação no campo e a prática da educação ambiental. Será que é viável caminhar em direção a uma produção agroecológica? É uma alternativa de produção agrícola viável? Vivemos em uma região de grandes produções de cana e soja, então, como pensar isso? Os agrotóxicos realmente fazem mal à saúde? Como explicamos essa intensificação da pulverização aérea? São vários dilemas e problemas em relação aos quais pretendemos convidar as universidades, os movimentos sociais, os assentados, os agricultores familiares e os professores das escolas do campo para debaterem durante esses dois dias”, explica a docente.

É um convite para participação ampla, segundo ela. “Queremos fazer um simpósio presencial e online, visto que há pessoas de outros países e que não poderão vir. Temos bastante orgulho de estarmos entre as universidades que promovem esse tipo de debate que mexe com a vida das pessoas, com desafios. Nosso programa é bem claro. Estamos fazendo tudo com auxílio da Uniara, e esperamos ter um evento bastante produtivo no que tange a qual retorno damos à sociedade a partir da produção do nosso conhecimento. É sempre com essa preocupação que organizamos os nossos eventos”, finaliza Ferrante.

Informações sobre o PPG-DTMA da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo e-mail dtmeioambiente@uniara.com.br ou pelo WhatsApp (16) 3301-7126. Mais detalhes sobre o XI Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões Rurais da instituição estão disponíveis também no endereço www.uniara.com.br/eventos/xi-simposio-reforma-agraria-questoes-rurais ou pelo e-mail simposioreformaagraria@uniara.edu.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI