202406240358

Notícias

Professor de Farmácia da Uniara palestra na 1ª Semana do Uso Racional de Medicamentos do Hospital São Paulo

Publicado em: 17/05/2024

No dia 9 de maio, o professor do curso de Farmácia da Universidade de Araraquara – Uniara, Leonardo Gorla Nogueira, ministrou a palestra “Interações Medicamentosas” na 1ª Semana do Uso Racional de Medicamentos, promovida pelo Hospital São Paulo entre os dias 7 e 9.

“A interação medicamentosa é um tema muito grande. Abordei alguns pontos e levei interações simples de medicamentos que não precisam de prescrição, como o paracetamol, que compramos hoje na farmácia. Mostrei o quanto ele interage com o ácido acetilsalicílico - AAS para pacientes que estão fazendo profilaxia, por exemplo, que já tiveram um AVC e precisam tomar o AAS. E ele interage com outros anti-inflamatórios”, alerta o docente.

Ele acrescenta que, em sua explanação, também mostrou alguns fármacos, “tanto o paracetamol quanto o AAS interagindo com fitoterápicos como Ginkgo biloba, que você compra em qualquer farmácia”. “Aumenta o risco de sangramento e há pacientes que podem ter AVC hemorrágico”, salienta.

Essas interações podem ser evitadas quando se tem uma boa orientação, de acordo com Nogueira. “O farmacêutico é o profissional para isso. Costumo dizer aos meus alunos que o farmacêutico é a última chance que se tem de barrar uma interação medicamentosa. Muitas vezes vemos pacientes indo ao hospital por conta disso. É um problema de saúde muito grande hoje, causado muitas vezes por falta de conhecimento ou por conta da automedicação”, explica.

A ideia da realização da 1ª Semana do Uso Racional de Medicamentos do Hospital São Paulo foi, segundo o professor, começar a conscientizar a população de que o medicamento, mesmo isento de prescrição, pode ser prejudicial. “É preciso buscar informação com o profissional capacitado para isso, que é o farmacêutico”, reforça.

“Acredito que havia quarenta ou cinquenta pessoas que acompanharam a palestra, inclusive alunos que fazem Farmácia na Uniara e trabalham no hospital. O pessoal, depois, falou que gostou da explanação e que foi bem informativa. Falei com uma linguagem bem simples para os presentes entenderem e avaliarem a gravidade dessas interações que estão ocorrendo”, finaliza Nogueira.

Informações sobre o curso de Farmácia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI