202407121242

Notícias

Enfermagem da Uniara dá início a sua semana de estudos nesta quarta, dia 15

Publicado em: 14/05/2024

A partir desta quarta-feira, dia 15 de maio, o curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara promove a 85ª Semana Brasileira de Enfermagem e 24ª Semana de Enfermagem da Uniara, intitulada “Romper ‘Bolhas’ no Mundo Atual para o Resistir e o Coexistir da Enfermagem”, a partir das 19h, no auditório José Araújo Quirino dos Santos. O evento termina na quinta-feira, dia 16. Os interessados podem se inscrever até esta quarta, dia 15, no endereço www.uniara.com.br/eventos/24-semana-enfermagem e realizar o pagamento na Tesouraria da unidade I. O investimento é de R$10,00.

“O mês de maio tem um significado especial porque se comemora a Semana Brasileira da Enfermagem - SBEn. Nesse período, são comemorados o dia internacional da Enfermagem e o dia do Enfermeiro, no dia 12 de maio, e o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, no dia 20. Estas datas foram definidas em alusão ao nascimento de Florence Nightingale e a morte de Ana Neri, respectivamente. Ambas são personalidades históricas e de grande relevância para o desenvolvimento da enfermagem no Brasil e no mundo”, relata coordenadora do curso de Enfermagem, Creusa Aparecida Meirelles.

Segundo ela, “historicamente, no âmbito da Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn, a cada ano o conjunto de delegados das seções estaduais discutem e definem o tema central da SBEn. Assim, a 85ª SBEn acontece entre 12 e 20 de maio”. “É uma importante oportunidade para profissionais e estudantes da área de enfermagem no Brasil refletirem sobre a sua prática, se atualizarem e, principalmente, homenagearem e reconhecerem a importância dos enfermeiros e dos técnicos e auxiliares de enfermagem na prestação dos cuidados de saúde”, afirma.

“É uma tradição mundial que celebra a vida e o trabalho dos profissionais de enfermagem, e é uma oportunidade para conscientizar a população sobre o papel fundamental que esses profissionais desempenham na área da saúde. É com grande prazer que o curso de Enfermagem da Uniara comemora sua 24ª Semana de Enfermagem com a participação de renomados palestrantes. O evento tem extrema importância para a área, pois possibilita a reflexão, atualização e valorização dos profissionais e estudantes. As enfermeiras e enfermeiros são peças fundamentais para a promover a saúde e prevenir doenças, além de serem a espinha dorsal dos sistemas de saúde do mundo inteiro. Esses profissionais trabalham na linha de frente da prevenção de doenças, na promoção e na gestão em saúde. Apesar do papel fundamental que desempenham, são necessários investimentos em termos de educação, emprego, liderança e prestação de serviços do pessoal de enfermagem. Gostaríamos de parabenizar a todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que trabalham incessantemente na arte do cuidar. Nossa gratidão!”, completa Creusa.

A coordenadora finaliza com a seguinte mensagem: “A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparando ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes! - Florence Nightingale”.

Mais informações sobre a Semana de Enfermagem estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/eventos/24-semana-enfermagem. Detalhes sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Programação

15 de maio - Quarta-feira

Das 19h15 às 19h30 – Abertura - Conjunto Instrumental Uniara - Leide Boschiero

Das 19h45 às 20h20 – Palestra - Romper as ‘Bolhas’ que Distanciam os Espaços da Formação e dos Serviços de Saúde para Promover a Efetiva Integração Ensino-Serviço - Profa. Dra. Fernanda Raphael Escobar Gimenes (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP)

Das 20h30 às 21h30 – Palestra - Diretrizes e Orientações Gerais para a Formação do Profissional Enfermeiro - Profa. Dra. Adriana Kátia Corrêa (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP)

22h – Encerramento

16 de maio - Quinta-feira

Das 19h às 20h20 – Palestra - Liderança em Enfermagem: Potencialidades e Desafios para os Sistemas de Saúde - Profa. Dra. Andrea Bernardes (Professora Associada 3 da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Professora Adjunta da Universidade de Alberta, Canadá)

Das 20h20 às 21h10 – Palestra - O Impacto da Tecnologia para o Futuro Da Enfermagem: Rompendo Bolhas na Formação e na Ética do Cuidado - Profa. Dra. Aline Natália Domingues (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar)

22h - Encerramento

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI