202404291548

Notícias

Visitas de alunos da EEBA à Uniara continuam

Publicado em: 15/04/2024

O Centro de Orientação Profissional – COP e o curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara continuam a receber a visita de alunos da Escola Estadual Bento de Abreu – EEBA, para conhecerem as dependências da instituição. As visitas foram realizadas nos dias 5, 12 e 15 de abril, e terminarão no dia 19.

Nos dias 5, 12 e 15, os estudantes assistiram a palestras das professoras do COP, Sônia Aparecida Gonçalves Pinotti e Ana Cristina Alves Lima, que abordaram a escolha profissional. Em seguida, os alunos acompanharam atividades da graduação de Biologia, por meio do projeto Parceiros da Escola, e conheceram diversos espaços da Uniara, como a rádio e a TV Uniara, laboratórios, e a Cozinha Experimental, assim como o Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo – NITE da universidade.

Parceiros da Escola

A coordenadora da graduação, Teresa Kazuko Muraoka, explica que o Parceiros da Escola é gratuito e tem como objetivo fazer parcerias com escolas para trabalhar temas relacionados à biologia, “sendo que, muitas vezes, essas instituições não possuem infraestrutura ou material adequados para desenvolverem com os seus alunos”. “Como oferecemos a opção de licenciatura no curso de Biologia da Uniara, além do bacharelado, essas parcerias fazem os nossos estudantes colocarem em prática a docência: eles aprendem a planejar e a ministrar as aulas”, finaliza a docente.

Um dos integrantes do projeto, o graduando do primeiro ano, Hugo Henrique da Silva Gugliotti, relata que sua experiência com os Parceiros da Escola tem sido “muito enriquecedora e educativa”. “É uma grande honra, para mim, contribuir para a educação e incentivar os alunos a participarem ativamente de decisões que moldarão seus futuros. Por meio dessas parcerias, os alunos têm a oportunidade de descobrir seus interesses e habilidades, mesmo aqueles que inicialmente estavam indecisos. Essas colaborações não só enriquecem o conhecimento disponível, mas também complementam outros cursos, atraindo potenciais futuros profissionais”, destaca.

O também primeiranista Luiz Gabriel Santos Cunha detalha que o projeto “busca atrair mais alunos para o curso de Ciências Biológicas e proporcionar uma visão mais abrangente em relação ao curso, além de oferecer aulas dinâmicas explorando várias áreas da biologia”. “Esse projeto não apenas apresenta o curso, mas também oferece uma oportunidade para que os alunos que estão cursando possam liderar uma sala de aula, lidando com a comunicação pública e apresentando aulas, o que ajuda no desenvolvimento de nossas habilidades de falarmos em público e na capacidade de nos comunicarmos de forma eficiente, preparando alunos que desejam seguir carreiras como professores, palestrantes, entre outros”, ressalta.

COP

A coordenadora do COP, Lina Arruda Mauro, conta que “neste ano, resolvemos fazer uma parceria com o projeto Parceiros da Escola por meio da coordenadora do curso de Biologia, Teresa Kazuko Muraoka, que traz alunos visitantes de diversas escolas à Uniara”.

“Assim, conversamos e chegamos à conclusão de que seria melhor o COP participar dessa programação. Ela recebe os estudantes na Uniara e os leva aos laboratórios de Biologia, onde faz uma atividade. Os alunos também vão ao auditório para se encontrarem com as psicólogas do COP - Ana Maria Tositto, Ana Cristina e a Sônia -, que se revezam para falarem sobre escolha profissional e a vida do adolescente”, explica Mauro.

De acordo com ela, posteriormente, se o aluno tiver vontade de continuar a receber orientação profissional, é feito um cadastro “e, nos horários agendados, vamos continuar orientando-os em grupo ou individualmente”.

Mais informações sobre agendamentos do Parceiros da Escola estão disponíveis pelo e-mail biologia@uniara.com.br ou pelo WhatsApp (16) 98216-7875. Outros detalhes sobre as atividades do COP da Uniara podem ser obtidos no endereço www.uniara.com.br/cop, pelo telefone (16) 3301-7114 ou pelos e-mails lmmauro@uniara.com.br e cop@uniara.com.br.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI