202404291544

Notícias

Delegação Brasileira, com alunos da Uniara, tem todas as suas resoluções aprovadas no NMUN

Publicado em: 15/04/2024

Tendo alunos da Universidade de Araraquara - Uniara como integrantes, a delegação brasileira participante do National Model United Nations – NMUN, uma simulação das atividades da Organização das Nações Unidas – ONU, teve todas as suas resoluções aprovadas no evento, realizado pela ONU entre os dias 24 e 28 de março, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

“Este ano, nossa delegação teve êxito novamente nas resoluções apresentadas, e esse certificado atesta a competência dos nossos alunos e sua dedicação nos projetos que foram aprovados. É a Uniara, mais uma vez, fazendo história nesse importante evento internacional”, declara o coordenador de extensão do curso de Direito da Uniara, Fernando Rugno, que também é representante do NMUN no Brasil.

Além da participação no NMUN, a delegação também teve a oportunidade de visitar a missão permanente do Brasil junto à ONU, onde foram recebidos pela diplomata Bruna Mara Liso Gagliardi. “Foi uma palestra excelente para os alunos e, pela primeira vez, foi permitido à Uniara escrever no livro de personalidades parceiras do Brasil junto à ONU, devido aos quinze anos em que a universidade esteve junto à missão do Brasil na ONU. É uma conquista inédita para Uniara”, destaca Rugno.


NMUN

“No NMUN, os participantes atuam como embaixadores de países diferentes dos de suas nacionalidades, conforme um sorteio realizado pela ONU, para que possam mudar algumas situações em um país em conflito, por exemplo, com novas ideias. É um grande desafio estudar para oferecer soluções de problemas diversos que essas nações apresentam”, explica o coordenador.

Após o sorteio do país a ser representado – em 2024, os brasileiros ficaram com a Itália -, são realizadas pesquisas e a elaboração de projetos “para que possamos levá-los até a assembleia da ONU para apresentarmos às delegações dos países participantes”. “Ao serem aprovados, esses projetos são encaminhados ao país representado pela delegação, e isso, se esse país concordar e aceitar, torna-se lei com o nome do aluno”, detalha Rugno.

Ele comunica que, a partir de maio, quem tiver interesse já poderá procurá-lo na coordenação do curso de Direito (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro) para obter informações sobre o NMUN de 2025.
O chefe do Departamento de Ciências Jurídicas da Uniara, Fernando Passos, parabeniza a iniciativa. “Recomendo que os interessados sempre participem, pois, além de colocarem em prática muitos conhecimentos e saberem melhor como funcionam as atividades da ONU, a atividade é importante para se exercer o movimento de liderança”, finaliza o docente.

No Brasil, a oportunidade de participar do NMUN é oferecida por meio de uma parceria entre a Uniara e a Associação Diplomatici Brasil, presidida por Rugno. Mais informações sobre o evento, organizado pela ONU, podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-7173, pelo Instagram @diplomaticibrasil ou também pelo e-mail direito@uniara.com.br.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI