202404291459

Notícias

COP e Biologia da Uniara recebem visita de alunos da EEBA

Publicado em: 11/04/2024

Por meio do Centro de Orientação Profissional – COP e do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, no dia 5 de abril, alunos da Escola Estadual Bento de Abreu – EEBA visitaram a instituição. Essa foi a primeira das quatro visitas, que também serão realizadas nesta sexta e nesta segunda-feira, dias 12 e 15 de abril, e no dia 19.

Na ocasião, os estudantes assistiram a uma palestra da professora do COP, Sônia Aparecida Gonçalves Pinotti, que abordou a escolha profissional. Em seguida, os alunos acompanharam atividades da graduação de Biologia, por meio do projeto Parceiros da Escola e, em seguida, conheceram diversos espaços da Uniara, como a rádio e a TV Uniara, assim como o Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo – NITE da universidade.

“O Parceiros da Escola, desde 2015, leva a biologia – materiais, assuntos, temas da área etc. – para fora da universidade. Preparamos os alunos da graduação que tenham interesse em participar para que ministrem minicursos, palestras e aulas para estudantes dos ensinos fundamental e médio”, inicia o professor Eduardo Donato Alves.

Ele conta que as atividades do projeto são realizadas de duas formas, sendo uma delas por meio da visita dos alunos das escolas públicas e particulares de Araraquara e região à universidade. “Eles têm aula ou palestra sobre tema específico que, às vezes, o professor da escola pede para fazermos - ou nos deixa livres para fazermos algo geral. Abordamos temas como zoologia, biologia marinha, botânica e bioquímica, e fazemos testes de tipagem sanguínea e várias atividades práticas no laboratório”, detalha.

A outra forma, segundo o docente, é levar os materiais dos laboratórios até a escola. “Nós os montamos em uma sala de aula ou laboratório, e recebemos os alunos de lá. Também fazemos alguma palestra com tema que o professor pediu”, relata.

Alves coloca que os benefícios das atividades do projeto são uma via de mão dupla. “Como o curso de Biologia oferece, além de bacharelado, a licenciatura, o professor da escola recebe, às vezes, um complemento prático da aula que está ministrando, e o aluno que acompanha aquela palestra vai receber um conhecimento a mais. Já os estudantes de Biologia treinam como é estar à frente de uma sala de aula e preparar uma aula ou minicurso. Isso é muito importante para seu aprendizado e crescimento”, avalia o professor.

A coordenadora do COP, Lina Arruda Mauro, conta que “neste ano, resolvemos fazer uma parceria com o projeto Parceiros da Escola por meio da coordenadora do curso de Biologia, Teresa Kazuko Muraoka, que traz alunos visitantes de diversas escolas à Uniara”.

“Assim, conversamos e chegamos à conclusão de que seria melhor o COP participar dessa programação. Ela recebe os estudantes na Uniara e os leva aos laboratórios de Biologia, faz uma atividade. Os alunos também vão ao auditório para se encontrarem com as psicólogas do COP - Ana Maria Tositto, Ana Cristina Alves Lima e a Sônia -, que se revezam para falarem sobre escolha profissional e a vida do adolescente”, explica Mauro.

De acordo com ela, posteriormente, se o aluno tiver vontade de continuar a receber orientação profissional, é feito um cadastro “e, nos horários agendados, vamos continuar orientando-os em grupo ou individualmente”.

Mais informações sobre agendamentos do Parceiros da Escola estão disponíveis pelo e-mail biologia@uniara.com.br ou pelo WhatsApp (16) 98216-7875. Outros detalhes sobre as atividades do COP da Uniara podem ser obtidos no endereço www.uniara.com.br/cop, pelo telefone (16) 3301-7114 ou pelos e-mails lmmauro@uniara.com.br e cop@uniara.com.br.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI