[ mostrar mensagem ]
Nota de Pesar
Com profundo pesar, a Universidade de Araraquara - Uniara comunica o falecimento da coordenadora do Centro de Orientação Profissional, Lina Maria Esmenard de Arruda Mauro, ocorrido no dia 28/06/2025, em Araraquara-SP.
Lina Maria Esmenard de Arruda Mauro dedicou-se com excelência, sensibilidade e compromisso à missão de orientar e acolher estudantes em momentos decisivos de sua formação acadêmica e profissional. Sua contribuição foi inestimável para o desenvolvimento pessoal e educacional de muitos alunos, sempre marcada por empatia, escuta atenta e profissionalismo.
Neste momento de dor, a Uniara expressa sua solidariedade aos familiares, amigos, colegas e a toda comunidade universitária, unindo-se em luto e gratidão pelo legado deixado por Lina Maria Esmenard de Arruda Mauro.
[ ocultar ]
Publicado em: 16/02/2024
O professor do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Fábio Mastroianni, e a docente Andreza Marques de Castro Leão são autores do livro “Violência sexual infantojuvenil – entre proteger e responsabilizar - limites e alcances da lei do depoimento especial”. A obra pode ser baixada gratuitamente pelo link https://shre.ink/rfpi.
“O livro é oriundo da minha tese de doutorado, orientado pela segunda autora, a professora Andreza, e discute uma lei que foi sancionada em 2017 e entrou em vigor em 2018, sobre estratégias para a colheita de depoimentos de crianças e adolescentes vítimas de violência”, inicia Mastroianni.
Ele detalha que, na publicação, apresenta os resultados de sua tese, “que discute sobre essa nova lei, essa estratégia, os limites e alcances na função de proteger e ao mesmo tempo tentar equilibrar com a responsabilização dos agressores”. “Entrevistei psicólogos judiciários, assistente social judiciário, promotores de justiça, juízas de direito e defensores públicos para saber como eles compreendem esse tema, focando principalmente na violência sexual”, explica.
A coordenadora da graduação, Simoni de Cássia Haddad Penteado, está contente pelo feito de Mastroianni. “É motivo de orgulho para nós termos um professor tão dedicado e com experiência fundamental no tema, experiência essa que serve de base para a disciplina Psicologia Jurídica que ministra no curso, bem como para várias outras disciplinas lecionadas pelo docente”, finaliza.
Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI