202404220744

Notícias

Alunas de Psicologia da Uniara analisam a prática baseada em evidências, em TCC

Publicado em: 17/01/2024

As estudantes da graduação de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Beatriz Pires Siviero, Clarissa Da Silveira e Silva, Geovana Caxa de Souza e Júlia Granada Gomes, são autoras do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC “Prática Baseada em Evidências em Psicologia: uma Revisão Bibliográfica”, orientado pelo professor Alexandre Fachini.

“Nossa pesquisa abordou o conceito de prática baseada em evidências - PBE na psicologia, detalhando o tripé que a compõe, sendo a expertise clínica do profissional, as preferências do paciente e a melhor evidência científica para cada caso. Ao falarmos sobre a PBE, pudemos demonstrar que é uma prática relevante, científica, que dá mais segurança para a atuação do psicólogo, mas que também considera toda a subjetividade do paciente, desmistificando o que se fala sobre a prática ser mais ‘fria’”, explica Siviero.

Ela detalha que, além de apresentar o conceito, o grupo discorreu sobre as contribuições e os impactos dessa perspectiva de trabalho no tratamento de transtornos mentais e na atuação do profissional. “Quando procuramos um serviço de saúde, temos o direito de receber o melhor tratamento disponível, dentro de nossa realidade e circunstância e, na psicologia, não deveria ser diferente. Concluímos que a literatura brasileira sobre o tema ainda é escassa e que, por isso, precisamos fomentar a compreensão, aplicação e pesquisa na área, capacitando futuros profissionais a oferecerem tratamentos mais eficazes e baseados em evidências”, aponta Siviero.

Silva conta que o trabalho “almejou demonstrar que a PBE é socialmente relevante porque visa a garantir que as intervenções e decisões em saúde sejam informadas pelo melhor conhecimento científico disponível, resultando em benefícios tangíveis para a sociedade como um todo”. “Busca empoderar o paciente, pois ele tem acesso a informações fundamentadas em pesquisa para tomar decisões sobre sua própria saúde ou bem-estar. Além disso, os recursos limitados podem ser alocados de maneira mais eficiente, e isso é crucial em setores nos quais os recursos são escassos, como a área de saúde pública”, destaca a aluna.

Fachini afirma que o TCC de suas orientandas abordou um tema atual e recente, que tem pouca literatura sobre o assunto, especialmente no Brasil. “Entendo que as alunas foram bastante corajosas em abordarem um tema relevante e complexo que, com alguma frequência, é erroneamente interpretado de forma polêmica pela comunidade ‘psi’. O estudo destaca uma série de reflexões pertinentes acerca do trabalho do psicólogo e da ciência psicológica que refletem a importância de a decisão terapêutica estar baseada no melhor para o paciente, tendo em vista o método psicológico adotado e seu objetivo ou alcance sobre a demanda apresentada”, finaliza o docente.

Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI