202404282112

Notícias

Alunos de Biologia da Uniara desenvolvem jogo focado na educação ambiental, como TCC

Publicado em: 08/01/2024

Como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, os estudantes da graduação de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Thais Vilasboas Batista e Paulo Henrique Brambila Costa, desenvolveram um jogo focado na educação ambiental, orientados pelo professor Eduardo Donato Alves.

O projeto tem como título “Gamificação na Educação Ambiental: criação do jogo Terrano”. “A construção do projeto se dá por meio da criação de um jogo para ajudar na aprendizagem de educação ambiental, fazendo com que esse conteúdo seja melhor fixado pelo aluno. A escolha desse formato se justifica pelo fato de que os jogos proporcionam um ambiente de ensino e aprendizado envolvente, dinâmico e altamente interativo, oferecendo aos alunos uma abordagem mais eficaz e eficiente para absorverem conceitos relacionados à educação ambiental”, explicam os estudantes.

Com o desenvolvimento do jogo, eles esperam que “essa abordagem contribua significativamente para a formação de cidadãos conscientes e engajados, capazes de desempenharem um papel fundamental na construção de um futuro mais verde e sustentável”. “O jogo aborda os problemas ambientais atuais, desenvolvendo o pensamento crítico dos alunos acerca de seus impactos”, ressaltam Batista e Costa.

Alves conta que achou interessante orientar o trabalho “porque aborda a produção de material didático para transformar a aula do professor, no ensino básico, deixá-la mais leve, de uma forma mais gostosa de se aprender”. “Nada melhor do que jogos ou formas diferentes de se ensinar. Eles fizeram isso: a criação de um material didático diferenciado para poder ser aplicado em sala de aula”, diz o docente.

A coordenadora da graduação de Biologia, Teresa Kazuko Muraoka, endossa as palavras de Alves. “O TCC sobre criação de jogos é um tema bem diferente dos desenvolvidos pelos alunos do curso. Penso que é uma área que deveria ser mais explorada para fins didáticos, levando em consideração as metodologias ativas de aprendizagem”, finaliza.

Os interessados no jogo “Terrano” podem entrar em contato com seus criadores pelos e-mails phbcosta@uniara.edu.br ou tkvbatista@uniara.edu.br.

Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI