202404170003

Notícias

Alunos da Uniara apresentam trabalhos em congresso internacional, em Ribeirão Preto

Publicado em: 21/11/2023

Na última quinta-feira, dia 16 de novembro, a aluna do curso de Biomedicina e os doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, Isabela Santos, Igor Henrique Cerqueira e Lucas Silva, apresentaram trabalhos no 14º International Congress of Pharmaceutical Sciences – CIFARP, em Ribeirão Preto. Os três são orientados pela professora Flávia Aparecida Resende Nogueira.

“Evaluation of cellular viability and genotoxicological profile of a new polymer obtained from a renewable source” foi o estudo apresentado por Santos. “Foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, desenvolvido no Laboratório de Mutagenese e Toxicidade – LAMUT da Uniara, e tem coorientação da professora Eliane Trovatti. O trabalho conta com a avaliação de atividades biológicas de um novo polímero derivado de fonte renovável, especificamente o furano. Os resultados obtidos sugerem que o polímero avaliado é seguro considerando a citotoxicidade e mutagenicidade”, explica a estudante.

Cerqueira, por sua vez, explanou sobre o “Estudo do potencial antitumoral de filmes poliméricos de subprodutos da melancia”. “Trata-se da avaliação da citotoxicidade e do potencial antitumoral de filmes poliméricos feitos a partir de resíduos agroindustriais da casca da melancia, por meio de ensaios in vitro de linhagens celulares de melanoma”, resume o doutorando.

Já Silva apresentou a pesquisa “Evaluation of alginate hydrogel as a human keratinocyte delivery system for tissue engineering”. “Foi financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e desenvolvido no LAMUT. O trabalho teve como objetivo avaliar diferentes concentrações de hidrogel de alginato de sódio como sistema de entrega de queratinócitos imortais humano para serem utilizados na engenharia de tecido. Os resultados mostraram a eficiência dos hidrogeis na manutenção celular, além de serem promissores como uma plataforma de entrega de células”, destaca o pós-graduando.

Para Nogueira, a participação de seus três orientandos é motivo de grande satisfação. “É um evento internacional, realizado em Ribeirão Preto, onde se enquadram as pesquisas que desenvolvemos no laboratório. Os alunos vêm trabalhando bastante e desenvolvendo suas pesquisas durante todo o ano e agora, tiveram a oportunidade de apresentarem partes dos resultados obtidos em um grande evento. Isso é extremamente importante para a qualificação profissional, para a troca de experiências e para, cada vez mais, aumentarem essa experiência científica, tendo a oportunidade de verem trabalhos desenvolvidos por outros grupos de pesquisa, inclusive, de outros países”, finaliza a docente.

Informações sobre o curso de Biomedicina e o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI