202402210311

Notícias

Em estudo, aluna de Engenharia Civil da Uniara analisa a gestão de resíduos na construção civil

Publicado em: 30/10/2023

A aluna do terceiro ano do curso de Engenharia Civil da Universidade de Araraquara – Uniara, Helena Ferro Braga, foi uma das contempladas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq da universidade pelo trabalho “Análise da gestão de resíduos na construção civil”, orientado pelo professor Carlos Francisco Minari Junior.

“O estudo busca compreender como funciona a gestão de resíduos da construção civil e, por isso, estuda a parte teórica, com pesquisas bibliográficas, a fim de se entender como funcionam as leis e normas que regulam o tema. Além disso, há a parte prática onde, buscando entender a gestão de resíduos especificamente na região da nossa cidade, Araraquara. Serão entrevistadas as empresas de engenharia civil que aqui atuam, para assim compreender-se como essa gestão é feita na prática, se as normas são atendidas e quais as dificuldades encontradas na gestão dos resíduos”, explica a estudante.

Ela conta que a pesquisa já está em andamento, com o desenvolvimento da parte teórica e de bibliografia. “Serão enviados pedidos para que empresas do ramo da engenharia civil que atuam em Araraquara e região possam participar e colaborar na pesquisa. O estudo é de grande relevância social, já que a área da construção é um dos grandes pilares de nossa economia. Assim, as atitudes tomadas no ramo impactam a sociedade como um todo e, por isso, o trabalho busca demonstrar a importância de se gerir corretamente os resíduos gerados na construção civil, buscando sempre preservar o meio ambiente e os seus recursos, para que tenhamos um futuro mais sustentável”, destaca Braga.

Minari Júnior ressalta que “esse projeto tem um fundo importante de despertar no aluno o interesse pela questão da pesquisa, com ele direcionado aos vários segmentos quando desenvolve um projeto de iniciação científica”. “No caso do trabalho da Helena, destaco dois pontos: primeiramente, além da pesquisa bibliográfica, será também realizada uma pesquisa em campo, denominada estudo de caso. Não ficaremos ‘presos’ e limitados a pesquisas bibliográficas apenas”, detalha o orientador.

O segundo ponto envolve, segundo ele, a questão do estudo de caso. “Vamos propor uma medida, dentro dos contextos do Brasil e da geração de resíduos que a construção civil gera, para se fazer a gestão e o direcionamento desses resíduos, ou seja, o reaproveitamento desses insumos que são, de certa forma, apenas descartados e, às vezes, em locais inadequados, de forma que voltem a ser utilizados no próprio segmento da construção civil”, finaliza o docente.

Informações sobre o curso de Engenharia Civil da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI