Notícias
Líder do BioPolMat da Uniara participa de eventos científicos na Áustria e na Bélgica
Publicado em: 26/09/2023
O líder do grupo de pesquisa em Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat da Universidade de Araraquara – Uniara, Hernane da Silva Barud, participou de eventos na Áustria e na Bélgica, onde ministrou uma palestra e um seminário, respectivamente.
Na Áustria, ele explanou sobre “Silanized modified-bacterial cellulose as promising cell culture platform” durante o 8th EPNOE International Polysaccharides Conference, realizado entre os dias 17 e 22 de setembro, na Graz University of Technology.
“A palestra foi sobre a possibilidade da utilização de filmes de celulose bacteriana como plataforma para crescimento de células. As novas plataformas podem ser aplicadas para simulação de estudos in vitro, e futuramente na substituição parcial e/ou total de testes em animais”, explica Barud.
Já nesta terça-feira, dia 26, o docente foi seminarista na Katholieke Universiteit Leuven - KU Leuven, na Bélgica. “No seminário, falei um pouco sobre as atividades que estamos desenvolvendo no BioPolMat, abordando os projetos e o uso de biopolímeros para aplicações multifuncionais”, resume.
Antes dessa atividade, o docente foi recebido pelo professor Pedro Fardim. “Apesar de ser brasileiro, ele é radicado na Bélgica e é o coordenador da rede EPNOE de polissacarídeos”, conta Barud, que também se reuniu com o professor Luiz Henrique Capparelli Mattoso, “que é pesquisador da Embrapa de São Carlos”.
“O objetivo desse tipo de visita é tentar estreitar laços entre o Brasil – principalmente Araraquara, entre a Uniara e a Universidade de Leuven, por meio do professor Fardim - para podermos envolver o intercâmbio de docentes e discentes”, finaliza Barud.
Informações sobre o grupo de pesquisa em BioPolMat da Uniara podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br/biopolmat, pelo telefone (16) 3301-7348, pelo Instagram - @biopolmatgroup - ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.
Últimas notícias:
- 19/10/2026 - Pedagogia da Uniara promove o encerramento do projeto Ler é a Solução nesta terça, dia 20;
- 19/10/2026 - Mestrado em Educação da Uniara continua com inscrições abertas para o II Congresso Internacional;
- 16/10/2026 - Nutrição da Uniara promove o seu XXIII Encontro de Nutrição;
- 16/10/2026 - XXI Jornada de Fisioterapia da Uniara é sucesso ;
- 16/10/2026 - Uniara promove seu XXI Congresso de Iniciação Científica ;
- 16/10/2026 - Biologia da Uniara promove o seu 16º Biologia em Foco a partir desta segunda, dia 19;
- 16/10/2026 - Pedagogia da Uniara finaliza o projeto roda de conversa com gestores da educação ;
- 16/10/2026 - Direito da Uniara promove sua 55º Semana Jurídica a partir desta segunda, dia 19;
- 15/10/2026 - Uniara realiza City Tour com acompanhantes dos vestibulandos de Medicina;
- 15/10/2026 - Grupo de Medicina Veterinária da Uniara promove o III Simpósio Online de Medicina Integrativa;
- 15/10/2026 - Biotecnologia da Uniara promove segundo curso de capacitação para professores da rede estadual;
- 14/10/2026 - Biotecnologia da Uniara reúne pesquisadores no I Workshop Interno de Controle Biológico ;
- 09/10/2026 - Direito da Uniara promove sua 55º Semana Jurídica;
- 09/10/2026 - Docente de Biotecnologia da Uniara apresenta trabalhos no Congresso Brazilian Materials Research Society ;
- 09/10/2026 - Alunos de Pedagogia da Uniara participam de palestra sobre ateliê de cerâmica e expressão artística;
- 09/10/2026 - Nutrição da Uniara promove o seu XXIII Encontro de Nutrição;
- 09/10/2026 - PPG em Biotecnologia da Uniara continua com inscrições abertas para o seu processo seletivo ;
- 09/10/2026 - Docente de Biotecnologia da Uniara está entre os cientistas mais influentes do mundo pelo quinto ano consecutivo;
- 08/10/2026 - Parceiros da Escola da Uniara recebe alunos do ensino fundamental ;
- 08/10/2026 - Alunos de Pedagogia da Uniara participam de palestras sobre práticas em contextos não escolares;
Busca
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)




