202404220605

Notícias

Aluna de Medicina da Uniara estuda perfil materno em relação à idade materna e às condições perinatais

Publicado em: 25/09/2023

A aluna do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Julia Fernanda Rodrigues, foi uma das contempladas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq da universidade, pelo estudo “Caracterização do perfil materno em relação à idade materna e às condições perinatais no estado de São Paulo”, orientada pela professora Renata Aquino de Carvalho.

“É um trabalho que estuda os impactos em bebês filhos de mães que engravidam precocemente na faixa etária adequada ou na faixa etária tardia. Com isso, será possível investigar e relacionar se, no estado de São Paulo, por exemplo, o baixo peso do recém-nascido de 2015 a 2020 foi uma condição mais ou menos presente em cada faixa etária materna. Existem outras variáveis que também serão estudadas para se estabelecer essa relação e, no final, traçar um perfil materno para cada faixa etária”, explica Rodrigues.

A graduanda conta que a pesquisa é uma continuação de um estudo já realizado por ela e Carvalho, que analisou o perfil materno em Araraquara de 2015 a 2019. “Ainda não foi publicado, mas está em processo. O estudo de agora é uma análise um pouco mais abrangente, já que envolve todo o estado, porque os resultados anteriores foram muito relevantes. Sobre o trabalho atual, ainda não há conclusões parciais, mas é esperado que os achados sejam tão relevantes quanto”, aponta a estudante.

Conhecer com propriedade o que é mais ou menos frequente em cada faixa etária materna permite, de acordo com ela, que a área da saúde como um todo se prepare para o que pode ser mais ou menos comum. “Socialmente, isso pode impactar em melhor acolhimento, tratamento e manejo de diversos quadros. A análise que será feita inclui mais de quinhentos mil nascidos vivos, o que é uma quantidade extremamente relevante estatisticamente”, destaca Rodrigues.

Carvalho reforça que o trabalho complementa a pesquisa já realizada por ambas, “na qual relacionamos as condições perinatais às idades maternas extremas”. “A ideia agora é aumentar o número de participantes e demonstrar que, além da idade materna, fatores psicossociais também podem interferir no binômio materno/fetal. Nosso objetivo é informar a sociedade científica multidisciplinar, visando a medidas profiláticas e terapêuticas acerca dos cuidados relacionados a mãe e filho”, finaliza a orientadora.

Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI