202404271102

Notícias

Mestranda do PPG-DTMA da Uniara organiza feira como parte de projeto de educação ambiental

Publicado em: 25/08/2023

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial – PPG-DTMA da Universidade de Araraquara – Uniara, Mayra Carvalho de Souza Pereira, é organizadora da Feira da Boa Vizinhança, que será realizada no dia 16 de setembro, das 10h às 16h, na praça Alexandra Haddad Fakhouri – Praça das Laranjeiras (rua Antenor Borba, 279-349, no Parque das Laranjeiras).

A estudante é orientada pelo professor José Maria Gusman Ferraz. “Vamos realizar uma feira em uma praça, visando à sua restauração, juntamente com a comunidade e o poder público. Estamos nos preparativos, sendo que a comunidade já pintou os bancos para irem melhorando a praça para o dia da feira. As atividades fazem parte do um projeto de educação ambiental de Mayra, pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural – NUPEDOR da Uniara”, explica o docente.

Pereira, por sua vez, conta que a feira é uma das atividades se seu projeto de mestrado, “que tem base na educação ambiental com a população em uma praça pública”. “A praça é apreciada pela maioria dos moradores, todavia, é um local cheio de resíduos e desassistido pela empresa que a adotou, e pela Prefeitura. A ideia surgiu como uma oportunidade para ocupação do local, agregando a população em um projeto de educação ambiental crítica e, para tanto, essa feira contará com conscientização ambiental, por meio de orientações, gincanas, oficinas e outras atividades”, inicia a estudante.

A feira, segundo ela, será diferenciada. “Não terá apenas barracas de alimentação, alimentos orgânicos e artesanatos. Temos parcerias com o Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil – PAFE, do departamento de Ciências Farmacêuticas da Unesp, que realiza atividades com a saúde da comunidade, como testes de anemia e aferição da glicemia e pressão, além de orientações sobre doenças e primeiros socorros”, detalha.

Já pela Uniara, de acordo com a aluna, no evento serão feitas orientações para o público adulto sobre questões ambientais emergentes, reciclagem e alimentos orgânicos. “Para as crianças, haverá contação de histórias, gincanas de coleta seletiva, confecção de brinquedos com materiais reciclados, pinturas, pula-pula gratuito e muito mais, além de uma atração musical para o público e algumas surpresas”, completa.

Pereira conta que, como preparação para o evento, já estão sendo desenvolvidas atividades de conscientização e empoderamento dos participantes. “Outras ações também acontecem, como reuniões e entrevistas com a comunidade, buscando entender o que desejam para esse espaço público, e posteriormente serão realizadas reuniões envolvendo algumas secretarias da prefeitura para que as demandas dos moradores possam ser ouvidas”, explica a aluna.

Trata-se de uma ação em conjunto com a população, para deixar a praça “atrativa para utilização, além de ser um lugar excelente para atrair a fauna urbana, investindo-se em mais arborizações e, inclusive, um plantio no formato de mandala, com temperos, ervas aromáticas e medicinais, que está previsto para ser implantado”. “A ideia é tornar esse ambiente em um espaço de convivência e aprendizado”, salienta a mestranda.

O poder público tem sido parceiro em algumas ações e tem atendido algumas solicitações, de acordo com ela. “A Uniara demonstra sua preocupação com os cidadãos por meio de ações de extensão universitária. Também terá arrecadação de alimentos - não obrigatória - para atender algumas famílias carentes. Valerá a pena comparecer a essa feira, que está sendo organizada com tanto carinho”, finaliza Pereira.

Informações sobre o PPG-DTMA da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo WhatsApp (16) 3301-7126 ou pelo e-mail dtmeioambiente@uniara.com.br.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI