202404290346

Notícias

Uniara sedia eventos envolvendo seu curso de Medicina e o CREMESP

Publicado em: 28/04/2023

Na última quarta-feira, dia 26 de abril, a Universidade de Araraquara – Uniara sediou, no auditório principal da unidade I, dois eventos do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo - CREMESP. No período da tarde, foi realizada uma conversa entre membros do CREMESP e graduandos do curso de Medicina da universidade. À noite, foi realizada uma homenagem a médicos do município e da região que completaram cinquenta anos de carreira.

A coordenadora da graduação, Cynthia Arruda Mauro Piratelli, deu as boas-vindas a todos e ressaltou “a importância desse momento dialógico entre o Conselho Regional com os alunos, que muitas vezes acabam se graduando sem informações específicas, além da conhecida fiscalização pela entidade para a profissão médica”. “Na ocasião, a presidente do CREMESP, Irene Abramovitch, e sua segunda secretária, Maria Camila Lunardi, tiveram uma conversa com os graduandos do curso, especialmente os internos do último ano e os Residentes dos Programas de várias especialidades médicas”, relata a docente.

O bate-papo foi muito salutar, de acordo com ela, “aproximando o Conselho Médico dos internos do curso, futuros colegas da profissão, e os residentes de várias especialidades”. “A doutora Irene conversou com todos sobre temas importantes da profissão, especialmente: prontuário médico, plantões, redes sociais, defesa do ato médico, honorários médicos, programa Mais Médicos, carreira médica, relação médico-paciente, fiscalização e prescrição eletrônica”, detalha a coordenadora.

Piratelli explica que o CREMESP iniciou esses encontros presenciais em 2022 “para se acercar das instituições formadoras de médicos e seus alunos e profissionais, no sentido de ampliar o conceito do Conselho não somente como órgão fiscalizador da profissão, mas como parceiro e também instrutor de boas práticas, e examinar atentamente as más condutas”. “Como sempre bem representado, o Conselho foi muito bem sucedido nas discussões provocadas, e a doutora Irene deixou registrado para todos os presentes, nas palavras dela, ‘a oportunidade valiosa por terem estado na universidade, e o carinho que guarda para comigo desde a primeira vez em que aqui estive presente’, na época, pelas Residências em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado, onde atua até hoje, com muita credibilidade”, destaca.

Ao final do evento, foram exibidos alguns vídeos curtos sobre a atuação do Conselho e todos os serviços de que dispõe aos egressos e a todos os médicos, “ressaltando a importância do registro da especialidade médica, reconhecida pelo Ministério da Educação - MEC e pela Associação Médica Brasileira - AMB no site do Conselho Regional de Medicina – CRM”.

Durante a conversa, também estiveram presentes diversos doutores: o Delegado Superintendente e o Delegado Superintendente Adjunto do CREMESP, José Manuel Bombarda e Ademir Roberto Sala, respectivamente; a equipe do CREMESP de Araraquara e os docentes e preceptores do curso de Medicina da Uniara; o coordenador do Internato Médico, Douglas Pinotti; o coordenador do Programa de Integração em Saúde e Sociedade, Walter Manso Figueiredo; o supervisor do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, Phelipe Antônio Calixto; a docente de Bioética do curso, Jussara de Oliveira; a regente do estágio de Ginecologia e Obstetrícia do Internato Médico, Luciana Lombardi, e o supervisor dos Programas de Residência Médica da instituição, Flávio Ferlin Arbex.

Já o período da noite ficou reservado para a homenagem aos cinquenta anos de carreira de diversos médicos. “O cerimonial contou com a presença de mais de quinze médicos graduados há mais de cinquenta anos e suas famílias, preenchendo o auditório José Araújo Quirino dos Santos com muita alegria e emoção”, relembra Piratelli, que foi uma das componentes da mesa de honra e representou o reitor da Uniara, professor doutor Luiz Feliz Cabral Mauro. Ela deu as boas-vindas da instituição a todos os presentes e salientou “a respeitabilidade de estarmos na universidade sediando um evento de tamanha grandeza”.

“A Secretária de Saúde da cidade, Eliana Aparecida Mori Honain, ressaltou a importância da Uniara como unidade formadora de médicos com competência e credibilidade na composição da rede de profissionais que abastecem o município e a região de Araraquara, ratificando a importância do Sistema Único de Saúde - SUS como eixo primordial de acesso a essa formação. O doutor Bombarda e a doutora Maria Camila também ressaltaram a importância do evento na homenagem emocionante a todos os médicos que construíram suas histórias no município de Araraquara”, continua a coordenadora.

Na sequência, segundo ela, Abramovitch falou sobre “a importância sem precedentes da carreira médica, do amor e da paixão pela profissão, da competência histórica de todos os presentes e homenageados na defesa da medicina de qualidade, digna e respeitosa, tendo em todos a certeza de terem participado de uma formação histórica, com dificuldades, na transição importante do modelo de prática médica, praticamente durante a ditadura militar até os dias atuais”. “Todos os homenageados foram chamados ao palco para receberem individualmente a justa honraria, que consistiu em um diploma de cinquenta anos do exercício da medicina no estado de São Paulo e uma medalha do CREMESP com o registro das bodas”, completa Piratelli.

O momento foi marcado por “muita emoção e alegrias, finalizado com a fala do orador da turma, o doutor Nicolino Lia que, em nome de todos, fez um discurso reflexivo, contando as privações pelas quais passou no período em que se graduava, com as alegrias colhidas ao longo da vida e os serviços de relevância construídos ao longo dessa trajetória”. “Estava presente também no evento a sua esposa, a deputada estadual Márcia Lia, que por ocasião da homenagem agradeceu pela oportunidade e parabenizou a universidade por sediar evento de tamanho importância”, acrescenta a coordenadora, mencionando que teve “a surpresa de receber a honrosa homenagem prestada ao doutor Valter Curi Rodrigues pelo CREMESP”, em suas mãos.

“O doutor Valter me ensinou muitas coisas na vida, e com muito carinho é considerado como um pai médico para mim, que muito me inspirou durante as minhas escolhas e sempre me motivou a me desenvolver na educação médica, mas sem deixar de cuidar das pessoas, porque sempre soube que eu nasci para isso. A todos, a nossa gratidão por elevarem o prestígio e a dignidade da carreira médica, e por serem tão linda inspiração aos novos, que ainda iniciam o tão sonhado propósito da arte médica”, finaliza Piratelli.

Além de Rodrigues, os outros homenageados da noite foram: Agilberto Calaca das Neves, Antônio Carlos Dib Jorge, Armando Sambataro, Jair Antônio Costa, José Ângelo Gonçalves, Marcos Aurélio dos Reis, Maria Valderez Nuta da Silva Mendes, Renato de Oliveira Junior, Suely Aparecida Martins dos Reis, Walber Siqueira, Marcos de Jesus Nogueira, Farid Jacob Abi Rached, José Henrique Scabello, Nicolino Lia Junior, Valdimir Carlos Botta e Walter Luiz Cicogna.

Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI