202404251016

Notícias

Professor da Uniara ministra workshop em renomado centro de pesquisas dos Estados Unidos

Publicado em: 10/08/2022

Recentemente, o professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA e coordenador do Laboratório de Ecotoxicologia Ambiental, vinculado ao Centro de Estudos Ambientais – CEAM da Universidade de Araraquara – Uniara, Guilherme Rossi Gorni, ministrou um workshop para pesquisadores do Smithsonian Environmental Research Center – SERC, nos Estados Unidos.

“É um dos centros voltados para pesquisas ambientais mais respeitados da costa leste daquele país. Foi um treinamento voltado à identificação de oligoquetos aquáticos, visando à ampliação da utilização desses organismos em protocolos de monitoramento ambiental, análise de espécies invasoras, contribuindo para a avaliação da qualidade de ecossistemas aquáticos, em geral. O curso totalizou uma semana de duração”, relata o docente.

Ele conta que o convite para ministrar a atividade surgiu no final de 2021, por conta de artigos publicados de seus alunos do laboratório do CEAM. “Devido a essas publicações, eles nos chamaram para coordenar o workshop sobre aspectos da biologia de oligoquetos aquáticos, que são a minha especialidade”, explica.

A importância do workshop ministrado está, segundo o professor, em “ampliar as possibilidades de colaboração acadêmica entre pesquisadores envolvidos no curso, de maneira a contribuir na ampliação da internacionalização da Uniara”.

Por ocasião da viagem, Gorni menciona que teve a oportunidade de fazer uma visita técnica, mais restrita a pesquisadores, ao “museu contendo uma das coleções zoológicas mais completas do mundo, algo específico para pesquisas”. “Para mim, foi uma experiência muito enriquecedora”, finaliza.

Informações sobre o PPG-DTMA e o CEAM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI