202404191316

Notícias

Egressa de Odontologia da Uniara é autora principal de artigo publicado em periódico internacional

Publicado em: 08/07/2022

A egressa do curso de Odontologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Gabriella de Oliveira, é a primeira autora de um artigo publicado no periódico internacional Acta Scientific Dental Sciences. O conteúdo, orientado pela professora da graduação, Thallita Pereira Queiroz, pode ser acessado e baixado gratuitamente no link https://bit.ly/3bV2YVc.

O estudo é intitulado “Platelet Concentrates: A Literature Review Focusing on New Technologies”. “Foi o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC de Gabriella, apresentado em novembro de 2021, do qual também fui orientadora. Nosso artigo fala sobre membranas e soluções derivadas de sangue centrifugado, denominas ‘Concentrados Plaquetários’, que auxiliam no processo de regeneração tecidual. Em outras palavras, são usadas para recobrirem feridas e, por meio dos fatores de crescimento derivados das plaquetas do sangue, há o estímulo da multiplicação das células no local”, explica a docente.

Ela conta que uma revisão da literatura foi realizada, “um apanhado histórico sobre como foram criadas e quais tipos de concentrados plaquetários foram desenvolvidos ao longo dos anos, além do protocolo de obtenção de cada concentrado citado”. “O trabalho postulou os quatro tipos de concentrados plaquetários mais novos e concluiu que novos protocolos de obtenção são desenvolvidos com o objetivo de atingir a maior durabilidade da membrana e maior efeito regenerador”, detalha Queiroz.

Oliveira, por sua vez, faz questão de “agradecer todos os envolvidos e dizer que, para aqueles que almejam seguir carreira acadêmica, quando encontrarem uma dificuldade, não desistam, não tenham pressa de dar certo e jamais escondam o ouro”. “A vida acadêmica não é uma competição, e gentileza gera gentileza”, salienta a egressa.

Além dela e de Queiroz, os outros autores do artigo são Daniela Macedo Mello Ortiz, Matheus Lopes da Silva, Cibelle Correia Cavalcante Lacerda, Felipe Andres Ortiz Poblete, Sergio Charifker Ribeiro Martins, Leandro Lécio de Lima Sousa e Roberto Puertas Garcia. “O professor Roberto foi o coorientador do trabalho, indicado por mim, e trouxe os outros membros do Centro Universitário Faculdades Unidas Norte de Minas para a equipe, que conseguiu transformá-lo em um artigo e mediou a publicação”, finaliza Queiroz.

Informações sobre o curso de Odontologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI