202404240350

Notícias

Ainda na graduação, aluno de Farmácia da Uniara é aprovado para fazer doutorado

Publicado em: 24/06/2022

O estudante do último ano do curso de Farmácia da Universidade de Araraquara – Uniara, Igor Henrique Cerqueira, prestou prova e foi aprovado direto para fazer doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal - PPGB-MRQM da instituição. Ele será orientado pela professora Flávia Aparecida Resende Nogueira.

“As aulas vão começar no segundo semestre deste ano, ou seja, vou começar antes mesmo de concluir a graduação. O processo seletivo foi realizado em três fases, sendo que a primeira foi por meio de análise de currículo; a segunda, por uma prova escrita, e a terceira, por uma entrevista com os professores responsáveis pelo PPGB-MRQM”, relata o aluno.

A conquista, para ele, “representa a realização de um sonho por meio da ajuda de todo o corpo docente da Uniara, que me ofereceu todas as condições necessárias para que isso fosse possível”. “O curso de Farmácia tem sido um grande diferencial na minha vida profissional, pessoal e acadêmica porque, além de formar profissionais ótimos, forma humanos excepcionais”, diz Cerqueira.

Flávia, futura orientadora no doutorado, conta que ficou muito feliz pela aprovação do graduando. “Acho que ele tem um futuro muito promissor e vai dar tudo certo. Começou a fazer iniciação científica comigo desde o primeiro ano do curso e é um aluno excelente, muito dedicado e determinado”, declara a docente, mencionando que, principalmente durante a pandemia, ele havia sido uma das pessoas que mais esteve presente nos estudos, “uma vez que já tinha domínio das técnicas implementadas no laboratório e, dessa forma, pode me ajudar bastante nesse período de isolamento e maior dificuldade”.

A confiança em Cerqueira sempre foi grande para a realização de todos os testes, “pois ele já conseguia fazer tudo sozinho”, segundo Nogueira. “É uma pessoa na qual confio muito por ser tão determinada na pesquisa, realiza bastante leitura científica e tem completo domínio do que é feito no laboratório. Assim, ofereci a ele a oportunidade de prestar a prova para o doutorado, ele passou e vai começar o projeto ainda com a graduação”, destaca.

A professora revela ainda que a proposta do projeto de doutorado está focada no desenvolvimento de biocurativos a partir da bioeconomia circular. “Vamos usar resíduos de frutas para a produção de matrizes que possam ser utilizadas como curativo. Nele, serão adicionados fármacos com a proposta da busca por uma atividade antibacteriana, antimicrobiana e antitumoral”, explica Nogueira.

Para a coordenadora do curso de Farmácia, Thalita Pedroni Formariz, “é uma honra ter um aluno como o Igor, extremamente inteligente, dedicado e esforçado”. “Isso também mostra a qualidade da graduação, que deu toda a base para ele entrar direto em um doutorado. Agradeço imensamente aos professores, em especial à Flávia, que acolheu o aluno na iniciação científica e deu todo o suporte em sua pesquisa e na sua formação”, finaliza.

Informações sobre o curso de Farmácia e o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI