202404200233

Notícias

Dia do Pedagogo é destacado pelas coordenadoras dos cursos de Pedagogia da Uniara

Publicado em: 19/05/2022

Nesta sexta-feira, dia 20 de maio, é comemorado o Dia do Pedagogo. As coordenadoras dos cursos de Pedagogia presencial e a distância da Universidade de Araraquara – Uniara, Adriana do Carmo Bellotti e Mônica Pereira, respectivamente, ressaltam a importância da profissão e da data.

“A pedagogia é uma das profissões de maior peso e importância na formação educacional, instituída pela Lei nº 13.083 de 8 de janeiro de 2015. A data é uma forma de reforçar a importância dos profissionais que planejam, executam e coordenam tarefas distintas na área de educação. O dia especial, destinado à valorização do pedagogo, visa a reconhecer a atuação desses profissionais indispensáveis para as práticas de ensino e formação humana dos estudantes”, destaca Bellotti.

Formada em Pedagogia e com especialização em Tradução e Interpretação de Libras/Português, ela, que atua como docente há catorze anos, reforça que “a data é uma justa homenagem a esses profissionais da educação que, em seu exercício diário, dedicam-se ao processo de ensino e aprendizagem cuja atuação perpassa paradigmas sociais já que, em um país com uma ampla população jovem, como o Brasil, há grande necessidade de professores”.

Bellotti comenta ainda que, por ser uma profissão diretamente ligada a questões sociais, com o passar dos anos, os pedagogos experimentaram muitas mudanças, “e essa evolução continuará ocorrendo”. “No período da pandemia, por exemplo, eles reinventaram os seus saberes para atenderem aos alunos no ensino remoto, e tendo que lidar com a tecnologia para criarem estratégias produtivas de ensino e aprendizagem. Aliás, o uso das tecnologias em sala de aula ainda é um grande desafio e uma tendência irreversível”, avalia.

A atuação do pedagogo extrapola o contexto escolar, de acordo com a coordenadora. “É claro que a escola é o principal campo de atuação desses profissionais, mas a formação do pedagogo o habilita a atuar muito além da sala de aula, como em gestão, orientação, consultoria e treinamentos, à frente de práticas educativas em diferentes locais, como empresas, hospitais, organizações não governamentais e outras instituições”, destaca.

Ajudar a sociedade por meio da educação é, na visão da docente, manifestar o conhecimento e a sabedoria para a construção social e o desenvolvimento humano. “Que este dia reanime as lutas em defesa e pela valorização desses profissionais indispensáveis na construção de um país democrático e de oportunidades para todos”, declara Bellotti.

Pereira, por sua vez, congratula os alunos e profissionais da área. “Ressalto o Dia do Pedagogo e quero cumprimentar nossos estudantes, que vão se formar nessa carreira tão importante; nossos egressos que já atuam no mercado, fazendo um ótimo trabalho, e colegas pedagogos da Uniara, que têm essa formação tão relevante para a sociedade, e que deve ser valorizada”, finaliza.

Informações sobre o curso de Pedagogia presencial da Uniara podem ser obtidas pelo WhatsApp (16) 99715-5252 ou pelo e-mail pedagogia@uniara.com.br. Detalhes sobre a graduação a distância estão disponíveis pelo WhatsApp (16) 99602-4067 ou pelo e-mail pedagogiaead@uniara.com.br.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI