202403280948

Notícias

Alunos de Medicina iniciam práticas no Laboratório de Simulação Realística do NITE da Uniara

Publicado em: 17/05/2022

Nos dias 13 e 14 de maio, alunos do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara iniciaram práticas no Laboratório de Simulação Realística do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo – NITE da instituição.

“Foi o primeiro workshop para os discentes, quando os simuladores foram, de fato, ligados. O Laboratório de Simulação Realística foi uma grande conquista para a Uniara, que centrou sua atenção e todos os seus investimentos no NITE, com inovações não só tecnológicas, mas também pedagógicas, oferecidas a todos os alunos de todas as áreas da graduação”, contextualiza a coordenadora do curso de Medicina, Cynthia Arruda Mauro Piratelli.

O intuito principal do laboratório, de acordo com ela, é favorecer o aprendizado do aluno “em um cenário que se aproxime muito daquilo que é a realidade tanto das unidades de pronto atendimento quanto das salas de emergência e de estabilização, e das unidades de terapia intensiva ou de cuidados críticos de pacientes que estão severamente afetados por alguma doença”.

A atividade realizada na última semana foi um ambiente simulado “para que os estudantes pudessem se sentir confortavelmente seguros para serem os médicos”. “Tivemos a colaboração da professora Danielle Saad Nemer Bou Ghosn para a capacitação e elaboração de um projeto que visa a uma educação permanente, tanto para docentes quanto para discentes do curso de Medicina”, diz Piratelli.

A coordenadora conta que o laboratório foi montado pela graduação, “mas tem como princípios o treinamento e a capacitação em ambientes simulados reais para alunos que estejam em fase de formação final de seus estágios principalmente na área da saúde – Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, que são os cursos que mais lidam com os pacientes críticos”.

A professora e coordenadora do Laboratório de Simulação Realística, Viviane Ferreira, destaca que “as aulas de simulação são muito importantes para os alunos, principalmente para treinarem o atendimento em manequins para, depois, colocarem o aprendizado em prática no ser humano”.

Piratelli finaliza agradecendo ao reitor da Uniara, professor doutor Luiz Felipe Cabral Mauro, “que acreditou no potencial desse laboratório e investiu, sem medir esforços, toda a sua atenção; ao coordenador do NITE, Gerson Braz, que sempre é muito presente; à Viviane Ferreira, que é a nossa gestora docente e enfermeira do laboratório, e que está operacionalizando toda a prática; à professora Danielle, que aceitou o desafio de fazer ‘decolar’ o nosso laboratório, à professora Elaine Cantarella e à técnica de enfermagem Denise da Silva Coelho dos Santos”.

Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre o NITE da universidade estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/nite.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI