202404242247

Notícias

Aluna da Uniara é contemplada com bolsa da FAPESP por estudo sobre polímero à base de óleo vegetal biodegradável

Publicado em: 06/05/2022

A estudante do quinto semestre do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Aline Montanaro Camillo, foi contemplada com uma bolsa de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP pelo projeto “Modificação química de óleos vegetais para a síntese de monômeros fotopolimerizáveis”, orientado pela professora Eliane Trovatti.

“Estamos estudando um polímero à base de óleo vegetal, que seja biodegradável. O estudo já está em andamento, mas em processo inicial. É muito comum, nos tempos atuais, observarmos o acúmulo de plásticos em todos os tipos de ambientes. Além de trazerem problemas de saúde para a população, também são de difícil degradação. A relevância social da pesquisa está em sintetizar um material biodegradável para que se tenha menos impactos no meio ambiente”, explica Camillo.

Trovatti reforça que o trabalho de sua orientanda “tem grande importância no que se refere a novos materiais baseados em matéria-prima de origem natural para gerarem outros que podem substituir os plásticos de origem fóssil, de fontes não renováveis e que demoram muito tempo para serem degradados na natureza”. “Uma característica importante do material que ela desenvolverá é a biodegradabilidade na natureza, contribuindo para a diminuição do acúmulo de resíduos sólidos em aterros sanitários, pois os plásticos convencionais demoram até séculos para se degradarem”, detalha.

O caráter degradável, segundo a docente, é importante também para a preservação de ambientes aquáticos, “uma vez que menos plásticos serão descartados em rios e mares, ajudando a preservar a vida dos animais que lá vivem”. “Esse estudo faz parte de um projeto maior, o Jovem Pesquisador, aprovado pela FAPESP e que encontra-se em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Uniara”, finaliza Trovatti.

Informações sobre o curso de Biologia da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI