202404200646

Notícias

Uniara forma alunos preparados para o mercado de trabalho, tanto nacional quanto internacional

Publicado em: 13/04/2022

Não é novidade que a Universidade de Araraquara – Uniara dá as ferramentas necessárias para que o aluno se forme preparado para o mercado de trabalho, seja no Brasil ou no exterior. A trajetória profissional do professor dos cursos de Design de Moda, Design Digital, Jogos Digitais e Publicidade e Propaganda – do qual é egresso - da instituição, Gleidson Gouvêa da Silva, pode ser considerada um bom exemplo de sucesso: ele se formou na instituição, abriu uma agência, tornou-se professor da casa e, recentemente, começou a atuar também em uma agência internacional.

“Eu me formei em 2008, e foi um período de grandes aprendizagens que me guiaram no processo junto ao mercado de trabalho, com experiências e vivências reais. A agência Mundo Smash nasceu também em 2008, último ano da graduação, juntamente com o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, uma loucura, mas foi um grande período de aprendizagem e um momento super bacana. Tecnicamente, fomos uma das primeiras agências com foco em digital da cidade, sendo que as demais empresas eram focadas em tecnologia ou agências chamadas de tradicionais, na época. Hoje, toda agência nasce digital, não tem mais volta”, comenta Silva.

A Mundo Smash logo começou a render bons frutos, principalmente após a divulgação, também em 2008, de um vídeo sobre um suposto ovni que sobrevoou Araraquara - https://bit.ly/3LYe8Fm -, que viralizou na época. “O famoso disco voador da cidade tomou conta do Brasil e teve até sua aparição em um canal de televisão no Japão. Apareceu em grandes portais e em vários canais de TV no Brasil e, somando tudo isso e outras mídias, computamos que atingiríamos praticamente quatro milhões de visualizações, se fosse um canal no YouTube hoje. A ideia já era trabalhar com um ET mascote como identidade da agência, e aí, trabalhamos nessa linha. Na época do lançamento do vídeo, Diego Ramos era meu sócio e também foi colega de turma, e tivemos a ajuda de um egresso, Guilherme Paiva. Conseguimos uma grande repercussão, em um período em que não se falava em viral. O vídeo ajuda a ‘vender’ a agência sozinho até hoje”, destaca o docente.

Já o mundo acadêmico surgiu na vida de Silva em 2013. “Antes disso, ministrei algumas palestras e workshops, mas naquele ano, comecei a lecionar no Design Digital e no Design de Moda da Uniara. O tempo foi passando e comecei a lecionar também nos cursos de Jogos Digitais e Publicidade e Propaganda. É uma experiência para ‘mudar a chave’, ter a convivência e poder explanar sobre dois mundos de uma vez só: o universitário, contando tudo o que vivi e como vivi, e o mercado, trazendo histórias e experiências reais de como é estar nele”, avalia.

Mais atualmente, o professor passou a trabalhar em uma equipe de uma agência de Boston, nos Estados Unidos. “Esse 2022 veio cheio de surpresas. Chegar à X Group Digital foi uma experiência incrível, e uma equipe centrada e qualificada ajuda demais. As conexões com clientes internacionais e o modo de como me comunicar pensando em outros costumes é o grande desafio, e isso me motiva cada vez mais. Fazer parte da X Group Digital como Head of Design é um marco para a carreira, uma conexão internacional, mostrando que podemos, sim, sair da cidade pequena do interior para onde quisermos”, declara Silva.

Aos seus alunos e a quem vai atrás de uma carreira de sucesso, ele diz: “‘Trabalho’ e ‘paciência’ são as palavras. Entrou em uma área, desenvolva bem tudo o que for fazer, com dedicação, empenho, respeito e carinho. Nem tudo acontecerá rapidamente e nem tudo é como nós queremos, mas se for constante e eficaz, tudo vai se encaixar no tempo certo. E o clichê, mas nunca falha: nunca desista e continue firme a cada dia”, finaliza.

Informações sobre os cursos da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI