202404231714

Notícias

Aluno de Engenharia Elétrica da Uniara e equipe ganham prêmio internacional com projeto solar fotovoltaico

Publicado em: 05/04/2022

Na última sexta-feira, dia 1º de abril, o estudante do sétimo semestre do curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Araraquara – Uniara, João Vitor Pinheiro, que atua em uma empresa de instalação de painéis fotovoltaicos, ganhou, juntamente com seus colegas de trabalho, o prêmio de primeiro colocado, na categoria “Residencial”, em um concurso internacional promovido por uma empresa fornecedora de painéis solares. A cerimônia de premiação foi realizada virtualmente.

“Conquistamos o primeiro lugar com o projeto solar fotovoltaico mais bonito. A premiação foi realizada pela empresa Jinko, primeira do ranking mundial em qualidade. O concurso abrangeu a América Latina e a Itália, sendo que o torneio era dividido em duas etapas: a primeira foi uma seleção interna com jurados técnicos, quando foram definidos os três finalistas de cada segmento. Já a segunda, era a disputa de votos populares. Assim, a nossa empresa, sendo a mais votada na categoria ‘Residencial’, conquistou o pódio da disputa”, relata Pinheiro, mencionando que se trata de “um projeto solar com linhas e acabamentos bem simétricos, com um perfeito acabamento”.

A vitória no concurso, para ele, representa uma conquista profissional. “É o resultado de um trabalho realizado com dedicação e muito esmero em cada montagem para cada cliente, um verdadeiro marco em nossa empresa”, declara.

Pinheiro aproveita para explicar que a energia solar fotovoltaica “é uma forma, dentre outras, de se produzir energia elétrica pela conversão direta da luz solar em eletricidade, por meio do efeito fotovoltaico, sendo não apenas uma opção de geração de energia e economia financeira, mas uma forma de contribuir com o meio ambiente”.

Em relação ao prêmio recebido, o estudante comenta que o curso de Engenharia Elétrica da Uniara “contribuiu de forma significativa, no âmbito do conhecimento, sendo este necessário para a execução dos microprojetos de geração de energia elétrica solar, desde os fundamentos com materiais semicondutores, passando por matérias de projetos elétricos, até as formas de geração de energia, transmissão e distribuição”.

O coordenador da graduação, Cristiano Minotti, está feliz pela conquista de Pinheiro. “Com os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, ele consegue aprimorar o seu trabalho, fazendo com que seja premiado. A importância desse prêmio é enorme para nós, como instituição, tendo em vista que fontes de energia renováveis - predominantemente a solar - são o caminho para um cenário energético futuro, com poluição nula ou muito pequena, e que realmente pode baratear e facilitar o acesso de todos à energia. É realmente fantástico”, diz o docente.

Ele acrescenta que, “como é algo que está surgindo agora, é bom destacar que temos um aluno fazendo acontecer”. “Essa área é bem abordada na graduação, mas o João deu um ‘tom’ a mais na questão da conquista porque ele realmente ele atua e gosta do que faz”, finaliza.

Informações sobre o curso de Engenharia Elétrica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre o projeto vencedor, da empresa JVP Energia Solar Fotovoltáica, estão disponíveis no link https://bit.ly/3x6n72X.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI