202404250602

Notícias

3DBB, que tem o PPGB da Uniara como um dos organizadores, começa nesta quarta, dia 23

Publicado em: 22/03/2022

Começa nesta quarta-feira, dia 23 de março, o II Congresso Internacional Digital em Biofabricação e Bioimpressão 3D – 3DBB, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, juntamente com o Centro de Tecnologia da Informação – CTI Renato Archer e a Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

O evento online, que será realizado até a sexta-feira, dia 25 de março, com transmissão pelo YouTube, contará com uma atividade aberta ao público, em homenagem ao Mês da Mulher: os interessados poderão acompanhar a sessão especial “Mães na Ciência” no próprio dia 25, das 13h às 14h45, pelo link https://bit.ly/3txby2W.

“A segunda edição vem com o tema ‘Biofabricação, Bioimpressão, Manufatura Aditiva aplicada à saúde’ e, dessa vez, abrange também a área de impressão 3D voltada à saúde, como tecnologias assistivas, por exemplo”, explica o professor do PPGB-MRQM, Rodrigo Alvarenga Rezende, que foi o idealizador do I 3DBB e ministrará a palestra “Biofabricação@Uniara: infraestrutura, colaborações e projetos”.

Além das palestras, no evento também serão realizados dois minicursos de carga horária de quatro horas. “O primeiro é intitulado ‘Empreendedorismo de base tecnológica em engenharia de tecidos’, e o segundo, ‘Aplicação de Softwares CAD e CAM no desenvolvimento de dispositivos médicos’. Haverá um painel de Mostra Audiovisual e também serão realizadas apresentações de trabalhos científicos classificados pelas áreas temáticas do congresso”, detalha Rezende.

Biofabricação e a bioimpressão

“A biofabricação é um campo da ciência e tecnologia, fruto da associação da manufatura aditiva - ou impressão 3D - com a engenharia de tecidos. Consiste na automação dos processos, combinando estratégias de fabricação 3D com a manipulação e posicionamento de células vivas ou agregados celulares”, contextualiza o professor.

Uma ramificação da biofabricação, de acordo com ele, é a bioimpressão 3D. “Falando de uma maneira muito simplista, visa à fabricação de tecidos e órgãos humanos para transplante por meio do uso de bioimpressoras, biomateriais e células e outros importantes aspectos de biologia e engenharia. A biofabricação e a bioimpressão são áreas de pesquisa relativamente recentes, com menos de duas décadas, e que são classificadas como tecnologias disruptivas e dentro do contexto da Indústria 4.0”, explica Rezende.

Mães na Ciência

Já a sessão especial “Mães na Ciência” “será um espaço aberto a três mães cientistas, que falarão sobre sua realidade na ciência e nas áreas de pesquisa, e as dificuldades e consequências enfrentadas durante a pandemia na busca de resultados e produtividade e na conciliação com o papel materno diário”. “Com muito orgulho e aproveitando o momento da realização de um congresso científico internacional, organizamos esse painel com o objetivo de abrir espaço para uma discussão muito relevante e justa”, diz o docente.

Ele comenta que a mulher vem conquistando cada vez mais o seu espaço de direito na sociedade “e, na ciência e na pesquisa, não é diferente”. “Muitas das cientistas, antes de tudo, são mães. A luta diária é grande dentro e fora de casa. Esse painel será, portanto, uma excelente oportunidade para que sejam levantadas questões como o equilíbrio necessário entre as funções materna e profissional, o dia a dia no laboratório e as relações interpessoais, a escassez de recursos na ciência, as dificuldades impostas pela pandemia e vários outros aspectos”, finaliza.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br. Outros detalhes sobre o II 3DBB estão disponíveis no endereço www.3dbbcongress.com, no Facebook - www.facebook.com/3dbboficial - e no Instagram - @3dbboficial.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI