202403290407

Notícias

Alunos da Uniara desenvolvem segunda edição do projeto Psicologia, Saúde e Comunidade

Publicado em: 11/03/2022

Na última semana, os alunos do sexto semestre do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Gabriel Bonifácio Martins Boiani, Isabela Alves, Maria Eduarda Santanna Mendonça e Pedro Henrique De Paula Barbosa, desenvolveram a segunda edição do projeto “Psicologia, Saúde e Comunidade”, supervisionado pela professora Daniela Cristina Ambrósio.

Com o tema “Saúde, universitários, álcool e pandemia: uma combinação de risco”, o evento, que contou com a participação de Ambrósio e do enfermeiro e psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas – CAPS - Ad de Araraquara, Fernando Muniz, pode ser visualizado no link https://bit.ly/3t30XMN.

“O projeto tem por objetivo favorecer a conscientização da população em geral a respeito da importância do cuidado constante à saúde. As produções são resultado das atividades idealizadas e realizadas pelos alunos de Estágio Básico em Saúde do terceiro ano da graduação, sob a minha supervisão e apoio. Pensando na formação dos futuros profissionais, a ideia é estimular que os estudantes tenham autonomia e desenvolvam a criatividade na construção de intervenções que mantenham o compromisso da psicologia com a sociedade, respondendo suas demandas”, explica Ambrósio.

Ela conta que, neste mês, a divulgação de materiais informativos e reflexivos versa sobre a relação de universitários com a ingestão de álcool. “O objetivo é sensibilizar os colegas de universidade e a população em geral em relação ao uso do álcool, pensando nas interferências sobre a saúde. As intervenções com esse propósito tiveram início em outubro de 2021, com a divulgação interna de um questionário elaborado pelos alunos, voltado a identificar como estava se dando a relação dos estudantes com o uso da substância”, relata.

Já na semana de 18 de novembro, de acordo com a docente, foi realizada, na entrada da unidade I da Uniara, uma exposição de cartazes sobre o tema “para atrair a atenção dos alunos que haviam retornado às aulas presenciais”. “E agora, a veiculação dos vídeos se deu em momento oportuno para pensarmos essas questões diante do retorno de todos os alunos à universidade, e mais especificamente nesta semana da chegada dos calouros”, diz Ambrósio.

Boiani, Alves, Mendonça e Barbosa comentam que, devido à pandemia e ao confinamento, muitas pessoas passaram a utilizar álcool como forma de refúgio. “Infelizmente, estudando alguns artigos que tinham como tema o mesmo assunto, pudemos observar o quanto isso afetou também os universitários. Isso porque a parada brusca do convívio social na universidade gerou os mesmos sentimentos de dúvida de como seria dali para frente, uma preocupação sobre como terminariam o seu ano letivo, fora outros fatores como, por exemplo, a vida dos universitários que moram fora de sua cidade natal”, explicam.

O grupo também menciona que a pandemia ocasionou, a muitas pessoas, alteração de aspectos relevantes da saúde mental, “como estado de humor, apetite, qualidade de sono, motivação para a realização de atividade física etc.”. “Assim como esses elementos, a relação com o álcool e outras drogas é um forte indicador da saúde mental, sendo por esse motivo a nossa preocupação em despertar nos estudantes essa reflexão”, salientam.

Ambrósio finaliza dizendo que, ao longo do mês, outras postagens sobre o tema, elaboradas por outros alunos do estágio, serão disponibilizadas na página do Facebook da Uniara – www.facebook.com/uniara.

Informações sobre o curso de Psicologia da instituição podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI