202404230902

Notícias

Submissão de trabalhos ao 3DBB, que tem o PPGB da Uniara como um dos organizadores, termina nesta segunda, dia 28

Publicado em: 25/02/2022

Termina nesta segunda-feira, dia 28 de fevereiro, o prazo para a submissão de trabalhos científicos ao II Congresso Internacional Digital em Biofabricação e Bioimpressão 3D – 3DBB, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, juntamente com o Centro de Tecnologia da Informação – CTI Renato Archer e a Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. O evento online será realizado entre os dias 23 e 25 de março, com transmissão pelo YouTube. As inscrições, de responsabilidade da empresa Realize Eventos, podem ser efetuadas pelo endereço www.3dbbcongress.com, onde constam os valores e a programação.

“Após a bem-sucedida primeira edição do 3DBB, realizada em agosto de 2020, o evento está de volta. A segunda edição vem com o tema ‘Biofabricação, Bioimpressão, Manufatura Aditiva aplicada à saúde’ e, dessa vez, abrange também a área de impressão 3D voltada à saúde, como tecnologias assistivas, por exemplo”, explica o professor do PPGB-MRQM, Rodrigo Alvarenga Rezende, que foi o idealizador do I 3DBB e ministrará a palestra “Biofabricação@Uniara: infraestrutura, colaborações e projetos”, na qual apresentará “as oportunidades de trabalho em biofabricação e impressão 3D do Núcleo de Tecnologias Tridimensionais - NUT3D da Uniara, além de projetos em andamento e de parcerias existentes”.

Ele conta que os interessados em participar do II 3DBB “encontrarão palestras com importantes cientistas internacionais e nacionais, incluindo professores de renomadas universidades internacionais como a Wake Forest, dos Estados Unidos, a Nanyang Technological University – NUT, de Singapura, a Saga University, do Japão, a Universidade de Pisa, na Itália, e a Universidade de Maastricht, dos Países Baixos, além de universidades e centros de pesquisa brasileiros, incluindo Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Universidade Federal do Piauí - UFPI, CTI, startup Tissue Labs e a própria Uniara”.

Além das palestras, no evento também serão realizados dois minicursos de carga horária de quatro horas. “O primeiro é intitulado ‘Empreendedorismo de base tecnológica em engenharia de tecidos’ e o segundo, ‘Aplicação de Softwares CAD e CAM no desenvolvimento de dispositivos médicos’. Haverá um painel de Mostra Audiovisual, ao qual grupos de pesquisa e universidades poderão submeter vídeos curtos sobre sua estrutura e projetos, e também serão realizadas apresentações de trabalhos científicos classificados pelas áreas temáticas do congresso”, completa Rezende.

Uma sessão especial, nomeada de “Mães na Ciência”, também faz parte da programação, de acordo com o docente. “Será um espaço aberto a três mães cientistas, que falarão sobre a realidade das mães cientistas na ciência e nas áreas de pesquisa, e as dificuldades e consequências enfrentadas durante a pandemia na busca de resultados e produtividade e na conciliação com o papel materno diário”, detalha Rezende.


Biofabricação e a bioimpressão

“A biofabricação é um campo da ciência e tecnologia, fruto da associação da manufatura aditiva - ou impressão 3D - com a engenharia de tecidos. Consiste na automação dos processos, combinando estratégias de fabricação 3D com a manipulação e posicionamento de células vivas ou agregados celulares”, contextualiza o professor.

Uma ramificação da biofabricação, de acordo com ele, é a bioimpressão 3D. “Falando de uma maneira muito simplista, visa à fabricação de tecidos e órgãos humanos para transplante por meio do uso de bioimpressoras, biomateriais e células e outros importantes aspectos de biologia e engenharia. A biofabricação e a bioimpressão são áreas de pesquisa relativamente recentes, com menos de duas décadas, e que são classificadas como tecnologias disruptivas e dentro do contexto da Indústria 4.0”, finaliza Rezende.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br. Outros detalhes sobre o II 3DBB estão disponíveis também no endereço www.3dbbcongress.com, no Facebook - www.facebook.com/3dbboficial e no Instagram - @3dbboficial.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI