202404200206

Notícias

EJA é tema de novo podcast do curso de Pedagogia presencial da Uniara

Publicado em: 25/01/2022

O curso de Pedagogia presencial da Universidade de Araraquara – Uniara lançou o seu novo podcast, o Pedcast, intitulado “Educação de Jovens e Adultos - EJA”, disponível para audição no link https://spoti.fi/3fXw1pL. A atração traz como convidada a estudante do quarto ano da graduação, Gabriela Eduarda Squisato.

A coordenadora do curso, Adriana do Carmo Bellotti, conta que o novo Pedcast trata de uma temática “extremamente relevante e que ocupa um lugar secundário nas políticas educacionais, que ainda estão tomadas pela demanda de universalização da garantia de acesso e qualidade da aprendizagem de crianças e adolescentes, a EJA”. “É um direito garantido na Constituição, reafirmado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e previsto nos Planos Nacionais de Educação - PNE, ou seja, toda a legislação brasileira ancora esse direito e, portanto, as escolas estão já há muito tempo desafiadas a garantirem aos jovens e adultos o acesso apropriado”, aponta.

Ela explica que a função da EJA é atender as pessoas que não tiveram acesso à escola em idade apropriada, na infância ou na adolescência, “hoje majoritariamente da classe trabalhadora, com especificidades diversas, que têm por direito o acesso à educação, sendo que a proposta político-pedagógica deve ser igualmente diversa, capaz de incorporar as diferentes demandas e particularidades sociais, étnicas e culturais”. “Daí a importância do pedagogo e sua formação sólida para atuar nessa modalidade de ensino, a fim de que, ao desenvolver suas ações, reconheça a educação de jovens e adultos como ferramenta eficaz de desenvolvimento socioeducacional, na busca de uma sociedade igualitária e mais justa”, salienta a docente.

O Pedcast surgiu em outubro de 2021, em comemoração ao Dia dos Professores, celebrado no dia 15 daquele mês. “Os episódios são mensais e os conteúdos, produzidos em parceria com as alunas do curso, que participam relatando suas experiências e abordando uma temática interessante na área da educação”, finaliza Adriana.

Informações sobre a graduação de Pedagogia presencial da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI