202403290307

Notícias

Em estudo, mestrando da Uniara avalia prestação de serviços presenciais e online em PATs

Publicado em: 10/01/2022

O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade de Araraquara – Uniara, Marco Aurélio Tiodolino, teve seu trabalho premiado, pela relevância social do tema, no XVI Congresso de Iniciação Científica – CIC da instituição, realizado no final de 2021. O estudo, intitulado “Avaliação da prestação de serviços presenciais e online em Postos de Atendimento aos Trabalhadores (PATs) da Região Administrativa de Barretos/SP”, é orientado pela professora Vera Mariza Henriques de Miranda Costa.

“A pesquisa trata da caracterização dos Postos de Atendimento aos Trabalhadores - PATs e de alterações na prestação de serviços que ocorreram durante a pandemia de coronavírus - Covid-19, e que afetaram os usuários que dependem desses serviços. Quando tiveram que alterar suas rotinas de trabalho, passando de atendimento presencial para atendimento de forma online/digital, por agendamento, em março de 2020, a maioria dos usuários foi afetada por dificuldades de acesso aos serviços”, contextualiza Tiodolino.

Ele relata que, na condição de funcionário vinculado à secretaria que compartilha responsabilidades na gestão dos PATs, foi possível observar essas dificuldades, “o que motivou a realização da pesquisa a ser desenvolvida, com a intenção de que os resultados possam contribuir para a solução dos problemas observados”. “O trabalho apresenta resultados da finalização da primeira fase da pesquisa, referente aos PATs: atuação, relevância socioeconômica, competências e alterações no atendimento, a partir da Covid-19”, detalha o aluno.

Em uma segunda fase, ele conta que está planejado desenvolver uma pesquisa de campo, na Regional Administrativa de Barretos, composta por dezenove municípios, em oito dos quais estão instaladas unidades de PATs. “Pretende-se caracterizar a prestação de serviços públicos pelas unidades presentes nessa região, identificar os impactos e as dificuldades no atendimento aos usuários, em decorrência da Covid-19, e as possibilidades de desenvolvimento de ações estratégicas de melhoria nos serviços dos PATs pesquisados”, revela.

A pesquisa, de acordo com Tiodolino, se apresenta relevante tendo em vista a baixa incidência de estudos sobre PATs, que caracterizem sua atuação. “A relevância social desses Postos pode ser ressaltada na própria avaliação de sua atuação, no enfrentamento das dificuldades diante das alterações do atendimento, tendo em vista o perfil de seus principais usuários. Os resultados obtidos nessa primeira fase, além de fornecerem subsídio para a realização da segunda, voltada à identificação da percepção do usuário desse serviço público e à localização de lacunas que gerem propostas de melhorias, podem estimular pesquisas semelhantes em outras regiões”, destaca o mestrando.

O estudo sugere ainda, segundo Tiodolino, uma oportunidade de “avaliar a eficácia dos serviços públicos na perspectiva do usuário, detectando os fatores que dificultam ou facilitam seu impacto na sociedade, e a posição dos cidadãos com relação à mudança repentina na forma de se relacionar com o poder público, situação que merece atenção, uma vez que pode gerar frustração entre cidadãos e profissionais públicos”.

Vera, por sua vez, ressalta a importância do XVI CIC da Uniara. “Ao ser dado destaque à relevância social de um estudo, põe-se em evidência o compromisso da universidade com a realidade em que se insere, demonstrando que a ciência não se aplica apenas para fazer ciência. Os mestrados profissionais, modalidade de programa no qual Marco Aurélio desenvolve seu trabalho, têm como uma de suas características promover a formação de profissionais voltados à resolução de problemas, avaliados por meio da investigação científica”, esclarece a docente.

Ela explica que, nesse contexto, “o ambiente de trabalho dos mestrandos e os problemas por eles detectados passam a ser objeto de sua pesquisa, conduzida com o rigor científico exigido pelos programas de pós-graduação stricto sensu”. “Toda a pesquisa é de natureza aplicada e desenvolvida com o compromisso de retorno ao ‘ambiente’ pesquisado. O trabalho de Marco atesta o compromisso dos mestrados profissionais e ainda demonstra a amplitude da Engenharia de Produção, expressa na contribuição social dos resultados de seu trabalho”, finaliza a orientadora.

Informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Uniara, que está com inscrições abertas para seu processo seletivo, podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelos e-mails mestradoengenharia@uniara.com.br e lpoliveira@uniara.com.br ou pelos telefones (16) 3301-7338 e (16) 3301-7341.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI