202404261939

Notícias

Aluno de Fisioterapia da Uniara desenvolve método acessível para avaliação detalhada da cartilagem articular

Publicado em: 05/01/2022

O estudante do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Rodrigo Alvarenga, apresentou a pesquisa “Método de caracterização morfo-funcional da cartilagem articular da patela a partir de imagens de ressonância magnética” como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, sob orientação do professor André Capaldo Amaral.

“O estudo da morfologia e da fisiologia da cartilagem articular do joelho, por meio de ressonância magnética, ainda é muito pouco utilizado, principalmente por apresentar custo elevado e necessitar de equipamentos específicos acessíveis apenas em grandes centros de diagnóstico. Para tornar acessível, a pesquisa se pautou no desenvolvimento e na validação de um novo método de estudo dessa cartilagem, baseado em imagens de ressonância magnética obtidas por meio de equipamentos tradicionais e técnicas convencionais de aquisição de imagens, os quais possuem maior acessibilidade e menor custo”, explica Alvarenga.

Ele destaca que a relevância social do projeto está em “facilitar o acesso a esse tipo de exame por imagem a um maior número de pessoas da sociedade, como pacientes, médicos, fisioterapeutas e mais profissionais da área da saúde”.

Amaral conta que Alvarenga iniciou o projeto em 2019, pelo Programa de Iniciação Científica em Biotecnologia – PICBiotec da Uniara, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal - PPGB-MRQM da instituição. “Ele desenvolveu um método novo para avaliação detalhada da cartilagem articular. Quando temos um problema de desgaste ou lesão da cartilagem, o melhor exame a ser solicitado para esclarecer esse dano é a ressonância magnética, que acaba nos dando uma noção muito morfológica da espessura da cartilagem, sobretudo. E aí, analisa-se se há alguma fissura ou algum defeito, ou mesmo se está sendo erodida pelo processo de artrose”, contextualiza o docente.

Ele menciona que existem métodos mais sofisticados de complementação dessa análise de cartilagem, porém, são baseados em outros que encarecem muito o exame “e também são pouco disponíveis e acessíveis à grande maioria da população”. “São os chamados exames fisiológicos, que avaliam e têm a capacidade de detectarem precocemente as alterações que a cartilagem sofre, sobretudo quando passa por doenças degenerativas”, esclarece.

A inovação do trabalho de Alvarenga aparece neste momento, de acordo com Amaral. “Em cooperação com o Centro de Tecnologia da Informação - CTI Renato Archer, de Campinas, desenvolvemos um projeto cuja finalidade foi tentar adaptar um software desenvolvido pelo CTI, chamado InVesalius, para trabalhar e processar imagens médicas, para criar uma ferramenta alternativa para estudar também a cartilagem por meio de um diagnóstico precoce e mais detalhado das lesões condrais, usando esse software ao invés de ter que submeter o paciente a essas análises mais caras e pouco acessíveis de ressonância magnética”, detalha o orientador.

Com o desenvolvimento da ferramenta usando o InVesalius para estudar os exames de cartilagem articular convencionais e processar essas imagens, Alvarenga chegou a um resultado muito similar àqueles alcançados quando são aplicados os exames mais caros, segundo Amaral. “Como o software é gratuito, isso permite que qualquer pessoa o baixe e, utilizando esse instrumento desenvolvido pelo Rodrigo, chegue a resultados tão detalhados e precoces quanto os dos exames mais sofisticados de ressonância magnética. Então, além de ser um instrumento com uma qualidade tão grande quanto esses tradicionais, ele vai trazer acessibilidade porque é uma forma gratuita de se analisar esses exames”, finaliza o professor.

Informações sobre o curso de Fisioterapia, o PICBiotec e o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI