202405220826

Notícias

Contemplado com bolsa, aluno de Biotecnologia da Uniara inicia doutorado sanduíche na Bélgica

Publicado em: 24/04/2024

Contemplado com uma bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, o aluno do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, Lucas Henrique Domingos da Silva, iniciou as atividades de seu doutorado sanduíche na Bélgica, onde deve realizar seus estudos na Katholieke Universiteit Leuven até setembro.

“Cheguei e conheci a universidade, que está entre as cinquenta melhores do mundo e é uma das melhores da Europa. O departamento onde irei realizar minha pesquisa é o de Engenharia Química ou, como é conhecido aqui, o Chem&Tech, que conta com um prédio novo e muito tecnológico. Ainda estou na fase de treinamentos para ter acesso aos laboratórios mas, observando toda a estrutura, acredito que irei aperfeiçoar muito meu projeto de pesquisa, além de ter contato e trabalhar junto com outros pesquisadores da Bélgica e de outras partes do mundo para futuras parcerias”, aponta o estudante.

Seu estudo tem como título “Hidrogel carregado com exossomos derivados de células-tronco mesenquimais de medula óssea: a perspectiva de aplicação terapêutica contra o câncer de pele”. “Trata-se de testar um novo biocurativo à base de hidrogel de alginato de sódio incorporado com exossomos para o tratamento do melanoma - câncer de pele mais agressivo”, explica o doutorando.

Ele conta que os resultados parciais in vitro demonstraram que o hidrogel com exossomos “é promissor contra a proliferação das células de melanoma murino, porém, ainda são necessários mais estudos para realmente se constatar o efeito inibitório do hidrogel com exossomos”.

Na Bélgica, Silva é orientado pelo professor Pedro Fardim, “que tem uma carreira internacional de prestígio”. “Vou realizar a produção e avaliação de hidrogéis injetáveis com exossomos em nanopartículas de pululano para aplicações na engenharia de tecidos cutâneos, utilizando os exossomos da minha tese junto com as nanopartículas do professor Pedro”, detalha Silva.

Na Uniara, Silva é orientado pela professora Flávia Aparecida Resende Nogueira. “O Lucas está em uma universidade bem conceituada da Bélgica para desenvolver novas formas de incorporação de exossomos, visando à terapia. O foco principal é o tratamento do câncer de pele, mas é um tratamento que também pode ser usado para a regeneração de tecidos e cicatrização. Esperamos obter resultados bem interessantes”, finaliza a docente.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI