202404190315

Notícias

Mestranda da Uniara estuda a atuação de docentes e monitores em relação a alunos com deficiência intelectual

Publicado em: 04/01/2022

A aluna do Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação - Mestrado em Educação – da Universidade de Araraquara – Uniara, Mônica Menin Martins, teve seu trabalho premiado, pela relevância social do tema, no XVI Congresso de Iniciação Científica – CIC da instituição, realizado entre os dias 22 e 26 de novembro de 2021. A pesquisa é orientada pela professora Maria Lúcia Oliveira Suzigan Dragone.

O trabalho tem como título “Aluno com deficiência intelectual em sala de aula: responsabilidades e interações entre professor e monitor”. “Minha pesquisa, já qualificada com defesa agendada para fevereiro, tem como tema a atuação de professores e profissionais de apoio – monitores - em sala de aula, acompanhando alunos com deficiência intelectual. Os dados foram obtidos por questionário virtual e os resultados apontaram dificuldades dos professores em atenderem as necessidades desses estudantes, relacionadas à falta de formação específica e a salas de aulas com muitos alunos, entre outros detalhes”, relata Mônica.

Ela conta que, com os dados adquiridos, a intenção é “contribuir para orientações específicas aos participantes da pesquisa, atuantes em uma rede municipal de ensino do interior do estado de São Paulo, visando a aprimorar suas interações com alunos incluídos em suas salas de aula”. “Também espera-se que questionários como o elaborado possam ser reproduzidos em outras instituições de ensino, para se buscar compreender melhor as necessidades de professores e monitores e contribuir com melhorias no trabalho com estudantes que tenham necessidades especiais”, completa.

Maria Lúcia não esconde a alegria pela premiação do trabalho de Mônica. “Ficamos muito satisfeitas. É uma pesquisa desenvolvida pela mestranda com muita dedicação, sempre atenta à ética em pesquisa com seres humanos. Além do mais, aborda uma temática ainda pouco explorada, carente de estudos dessa natureza”, finaliza a docente.

Informações sobre o Mestrado em Educação da Uniara, que está com inscrições abertas para seu processo seletivo, podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo e-mail mestradoeducacao@uniara.com.br ou pelo telefone/WhatsApp (16) 3301-7341.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI