202404251211

Notícias

Cursos de Biologia e Publicidade da Uniara ministram atividades para alunos da EE Pedro José Neto

Publicado em: 26/11/2021

Nesta quinta-feira, dia 25 de novembro, alunos da Escola Estadual – EE Pedro José Neto estiveram na unidade I da Universidade de Araraquara – Uniara, onde acompanharam atividades dos cursos de Biologia e Publicidade e Propaganda da universidade.

“A visita dos estudantes foi para atender a uma eletiva que estão desenvolvendo, sendo que os temas sobre os quais pediram para serem auxiliados foram: água poluída, contaminada e potável; algumas doenças causadas pela água contaminada, e natureza suja x limpa. Assim, pensamos em oferecer informações sobre bioindicadores da qualidade da água, os macroinvertebrados. Esse assunto é tema do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC da aluna Camila Araújo, sob orientação do professor Guilherme Rossi Gorni. Fiz o convite a ela para falar desses organismos”, conta a coordenadora da graduação de Biologia, Teresa Kazuko Muraoka.

Ela acrescenta que também foram realizadas explanações sobre as principais doenças causadas pela água contaminada, como hepatite A, salmonelose, leptospirose, giardíase e ascaridíase. “Os alunos tiveram a oportunidade de observar, com uso de microscópio e lupa, alguns desses organismos que contaminam a água e provocam várias dessas doenças, e outros que são encontrados naturalmente em água de lagoas ou rios”, detalha.

Na atividade, a estudante do terceiro ano do curso, Hellen Caroline Dias, apresentou o seu projeto de TCC, “relacionado ao uso do Tik Tok como ferramenta para o ensino de ciências e biologia, orientado pelo egresso, técnico de laboratório e doutorando da Uniara, Eduardo Donato Alves”. “Como a culminância dessa eletiva será em forma de criação de vídeos sobre o tema, os alunos da EE foram ao Laboratório de Informática com o curso de Publicidade e Propaganda, para terem orientações sobre como criar esses vídeos”, explica Teresa, mencionando que as atividades da eletiva também envolveram o projeto Parceiros da Escola, do qual ela e Alves fazem parte.

Hellen, por sua vez, não esconde sua satisfação por falar sobre seu TCC para os estudantes da EE. “Foi incrível a oportunidade de participar da palestra do Parceiros da Escola e ver o interesse que os visitantes demonstraram. As dúvidas que eles apontaram me deixaram inspirada para seguir por um caminho para o qual eu não imaginava estar apta. Se eu tivesse que escolher uma palavra pra descrever o momento, diria ‘gratidão’”, declara.

A segunda parte das atividades, realizadas pela graduação de Publicidade no Laboratório de Informática, foram como continuação de outros eventos promovidos pelo curso. “No dia 11 de novembro, eu, a coordenadora Eduarda Escila Ferreira Lopes, o egresso que atua na Agência-Escola da Uniara – Publiara, Michel Roberto, e as alunas Isabela Porteiro e Carolina Cristina de Oliveira, fomos à EE e conversamos com os alunos sobre publicidade e tudo o que envolve a comunicação. Depois, no dia 17, Michel ministrou um minicurso de manipulação de imagens no Centro de Comunicação Social da Uniara, e esses estudantes participaram da atividade”, relata o professor Gabriel Arroyo.

Ele completa dizendo que, nessa atividade, os estudantes vieram à Uniara, assistiram às atividades do curso de Biologia e estiveram no Laboratório de Informática, novamente com ele, Eduarda, Michel, Isabela e Carolina, que explicaram como utilizar as informações adquiridas para fazerem postagens nas redes sociais. “Eles vieram para complementar esse trabalho da eletiva, e colaboramos com informações e palestras”, finaliza.

Informações sobre os cursos de Biologia e Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI