202404231234

Notícias

Ciência na Escola, da Uniara, realiza a apresentação de projetos de sua segunda edição

Publicado em: 09/11/2021

O projeto Ciência na Escola, promovido pela Universidade de Araraquara – Uniara, realiza a apresentação dos projetos de sua segunda edição no início de dezembro, no formato online. “É um projeto que consiste na realização de uma feira de ciências com a participação de estudantes e professores de escolas públicas e privadas dos ensinos fundamental II, médio e técnico de Araraquara e região. Em 2019, foi realizada a primeira edição e, agora, estamos realizando a segunda”, relata Eliane Trovatti, responsável pelo projeto, juntamente com os professores Teresa Kazuko Muraoka, Wilton Rogério Lustri, Creusa Sayuri Tahara Amaral, Luis Henrique Montrezor e André Capaldo Amaral, além do colaborador de comunicação da instituição, Luis Paulo Viccola.

O Ciência na Escola é composto por duas fases, de acordo com ela. “Na primeira, em 2021, diferentes projetos são desenvolvidos nas escolas e apresentados em um evento que, neste ano, ocorrerá de forma remota, no início de dezembro; a segunda etapa será realizada em 2022, na forma de projetos de Iniciação Científica a serem desenvolvidos junto ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Uniara, como forma de prestigiar os alunos do ensino médio integrantes dos projetos selecionados na primeira etapa”, explica.

Em ambas as fases, “a proposta é a socialização da ciência, tecnologia e inovação, e a valorização da pesquisa e da metodologia científica entre estudantes e professores de instituições de ensino de Araraquara”. “Além desses objetivos, a proposta visa também a ampliar as ações extensionistas da Uniara e conferir a vivência didático-pedagógica aos graduandos e pós-graduandos da instituição, além de promover a capacitação técnico-científica dos alunos de escolas públicas e privadas decorrente das atividades desenvolvidas”, destaca Eliane.

A mestranda do PPGB-MRQM, Jessica Michelle de Novais, participou da iniciativa como orientadora, em parceria com o professor da Escola Estadual - EE Luzia de Abreu, de Nova Europa, Luis Gustavo Sabino. “Conduzimos os alunos participantes na organização e operacionalização, fornecendo a assessoria técnico-científica necessária para o desenvolvimento dos projetos de ciências junto à escola”, detalha ela.

Para Jéssica, “foi uma experiência muito gratificante e melhor do que eu imaginava, pois foi uma troca de aprendizado enriquecedora com os estudantes”. “Foram incríveis o acolhimento, desempenho, a criatividade e a motivação dos professores, funcionários e, principalmente, dos alunos da escola nos projetos desenvolvidos. Foi uma honra para mim fazer parte de todo o processo e ser uma ponte de comunicação mostrando a ciência, e ter essa aproximação com os alunos. Ao término dos projetos, pude notar que eles estavam com mais esperança e inspirados na possibilidade de terem acesso a uma universidade”, comenta.

“Percebi que os alunos tiveram uma oportunidade promissora e que, se houvesse mais eventos como esse nas escolas, seria possível de mostrar aos jovens as inúmeras possibilidades que podem alcançar. O Ciência na Escola faz com que tenham uma visão ampla, e isso fortalece os sonhos de muitos estudantes”, afirma.

Por sua vez, Sabino menciona que os participantes ficaram bastante entusiasmados com a experiência. “Eles colocaram a mão na massa e aprenderam muitas coisas novas na prática. Também pesquisaram a teoria envolvida em cada projeto e fizeram uma breve apresentação. Os resultados deixaram todos contentes e com uma sensação de que é possível e de que somos capazes de fazer ciência e desenvolver coisas novas e divertidas na sala de aula”, destaca.

Com a participação no Ciência na Escola, os estudantes, de acordo com ele, ajudaram outros colegas no desenvolvimento dos projetos, “o que expande ainda mais o alcance da iniciativa”. “A Uniara forneceu suporte e direcionou uma aluna de pós-graduação, a Jéssica, que atuou de maneira efetiva e decisiva. Sem ela, não teríamos obtido um resultado tão bom. Em 2022, vamos participar novamente e, com certeza, novas ideias surgirão”, garante Sabino.

Um grupo de Ciências da Natureza e Matemática da Diretoria de Ensino Região Araraquara, integrado pelos professores coordenadores do Núcleo Pedagógico, Isabela Forlini Paiola, Luciane Aparecida Vilela do Nascimento, Marcelo Augusto Pedro de Oliveira e Mary Carolina Delponte Grecco, também está envolvido no Ciência na Escola. “A equipe apoia a iniciativa da Uniara na realização do projeto, pois entende que é fundamental a parceria entre as escolas públicas e a universidade para incentivar a educação científica na comunidade escolar”, salientam os membros.

Eles convidam os interessados a acompanharem a feira de ciências online que será promovida pela Uniara, “para conhecerem essa ação voltada à formação, divulgação e promoção da cultura científica, como pressupõe o Currículo Paulista”, e mencionam um trecho desse documento: “Na área de Ciências da Natureza, valorizar a experiência de aprendizagem de cada estudante implica conceber o ensino por meio da investigação. Trata-se de desenvolver as aprendizagens, recorrendo aos procedimentos de investigação em todos os anos da Educação Básica, sendo este outro princípio orientador da área”.

Mais detalhes sobre a segunda edição do Ciência na Escola estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/eventos/ii-ciencia-na-escola. Informações sobre a Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI