202404232156

Notícias

Cursos da Uniara são estrelados pelo Guia da Faculdade

Publicado em: 26/10/2021

Seis graduações da Universidade de Araraquara – Uniara receberam quatro estrelas, e onze receberam três estrelas, em avaliação do Guia da Faculdade, realizada pelo jornal O Estado de S. Paulo, em parceria com a empresa Quero Educação.

Foram classificados com quatro estrelas os cursos de Educação Física – bacharelado e licenciatura -, Enfermagem, Nutrição, Pedagogia presencial, Publicidade e Propaganda, e Sistemas de Informação; já com três estrelas, ficaram Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Engenharia Agronômica, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Pedagogia a distância e Psicologia.

De acordo com o site oficial do Guia da Faculdade, o Guia “utiliza uma metodologia conhecida como ‘avaliação por pares’ para analisar a qualidade de quase dezesseis mil cursos superiores em todo o Brasil” e, “nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior”.

O conteúdo também informa que “todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas para fazer parte do Guia da Faculdade”.

Também segundo o site, “o coordenador de cada curso que será avaliado recebe um questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos: características da proposta de ensino do curso; perfil dos professores vinculados ao curso, e condições de materiais e equipamentos oferecidos”.

Quanto aos avaliadores e as notas, consta no endereço eletrônico que “são mais de nove mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro que se cadastraram para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade” e que “cada curso é distribuído para a avaliação de seis professores”. “Eles são convidados a darem três notas (de 1 a 5) para cada curso: para a qualidade do projeto pedagógico; para a qualidade do corpo docente, e para a qualidade da infraestrutura. Caso um curso não receba pelo menos quatro notas dos avaliadores, ele é considerado como ‘sem nota’ na avaliação”, diz o site.

Em relação ao resultado final, “a maior e a menor notas recebidas por cada curso são descartadas”. “O resultado numérico do curso em 2021 é a média das notas intermediárias restantes. O resultado numérico de 2021 (com peso 3) é somado ao resultado numérico de 2020 (peso 2) e ao resultado de 2019 (peso 1) para se extrair o resultado numérico final de cada curso. Se um curso não foi avaliado em um dos anos anteriores, esse ano é desconsiderado da sua média final. O resultado numérico final é transformado em estrelas de acordo com as seguintes faixas de conversão: entre 5 e 4,50 – 5 estrelas; menor que 4,50 a 3,50 – 4 estrelas; menor que 3,50 a 2,50 – 3 estrelas; menor que 2,50 – não estrelado”, informa o endereço eletrônico do Guia da Faculdade.

Além disso, “um curso só pode ganhar ou perder uma estrela de um ano para o outro da avaliação” e, “ao final da avaliação, os cursos são apresentados de acordo com os seguintes conceitos: 5 estrelas (excelente); 4 estrelas (muito bom); 3 estrelas (bom); Não estrelado, e Sem notas”.

Os coordenadores das graduações estreladas da Uniara comemoraram os resultados e destacaram o trabalho feito pelas equipes de seus respectivos cursos. Informações sobre os cursos da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI