202404261606

Notícias

Alunos de EE de Matão participam de atividades de Biologia, no projeto Ciência na Escola, da Uniara

Publicado em: 26/10/2021

Por meio do projeto Ciência na Escola, promovido pela Universidade de Araraquara - Uniara, na última sexta-feira, dia 22 de outubro, alunos da Escola Estadual - EE José Inocêncio da Costa, de Matão, participaram de atividades desenvolvidas pelo curso de Biologia da instituição, nas unidades I e II da universidade.

“O tema foi voltado à saúde. Em uma reunião realizada com os professores e coordenadores da EE, chegamos à conclusão de que seria interessante abordar como assunto as doenças respiratórias, já que estamos atravessando a pandemia do coronavírus – Covid-19”, conta a coordenadora da graduação, Teresa Kazuko Muraoka.

Ela detalha que foi planejada uma aula de anatomia do sistema respiratório e noções básicas de microbiologia. “Para isso, enviamos placas de Petri com o meio de cultura à escola no começo da última semana e, nelas, o professor inoculou microrganismos das mãos, adquiridos pelo contato com celular, dinheiro, corrimão e carteira da escola, entre outras superfícies, para trazer esse material na visita. Essa prática se mostra muito eficiente para provar porque temos que lavar as mãos ou passar álcool em gel e usar máscara”, salienta.

Após a aula ministrada no Laboratório de Microscopia, com as bactérias e os fungos que cresceram, os alunos foram ao Laboratório de Anatomia para terem aula sobre o sistema respiratório, segundo Teresa. “Tivemos a ajuda do técnico de laboratório Eduardo Alves Donato e dos alunos João Valala, Matheus Moreno, Kamille Ferrari, Daniel de Carvalho, Aline Camillo, Mariana Gomes e Valentina Toledo”, menciona a coordenadora.

A professora Eliane Trovatti é a responsável pelo projeto Ciência na Escola, juntamente com Teresa e os professores Wilton Rogério Lustri, Creusa Sayuri Tahara Amaral, Luis Henrique Montrezor e André Capaldo Amaral, além do colaborador de comunicação da Uniara, Luis Paulo Viccola. “É um projeto que consiste na realização de uma feira de ciências com a participação de estudantes e professores de escolas públicas e privadas dos ensinos fundamental II, médio e técnico de Araraquara e região. Em 2019, foi realizada a primeira edição e, agora, estamos realizando a segunda”, relata Eliane.

O projeto é composto por duas fases, de acordo com ela. “Na primeira, em 2021, diferentes projetos são desenvolvidos nas escolas e apresentados em um evento que, neste ano, ocorrerá de forma remota, no início de dezembro; a segunda etapa será realizada em 2022, na forma de projetos de Iniciação Científica a serem desenvolvidos junto ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Uniara, como forma de prestigiar os alunos do ensino médio integrantes dos projetos selecionados na primeira etapa”, explica.

Em ambas as etapas, “a proposta é a socialização da ciência, tecnologia e inovação, e a valorização da pesquisa e da metodologia científica entre estudantes e professores de instituições de ensino de Araraquara”. “Além desses objetivos, a proposta visa também a ampliar as ações extensionistas da Uniara e conferir a vivência didático-pedagógica aos graduandos e pós-graduandos da instituição, além de promover a capacitação técnico-científica dos alunos de escolas públicas e privadas decorrente das atividades desenvolvidas”, finaliza Eliane.

Informações sobre a Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI