202403190749

Notícias

Inscrições para a 50ª Semana Jurídica da Uniara terminam nesta sexta, dia 15

Publicado em: 14/10/2021

Terminam nesta sexta-feira, dia 15 de outubro, as inscrições para a 50ª Semana Jurídica “Dra. Berenice Giannella” da Universidade de Araraquara – Uniara, promovida pelo curso de Direito, sua coordenação de extensão, o Programa de Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflito – PMPD, o Diretório Acadêmico de Direito Prof. Walter Medeiros Mauro e a Associação Atlética Acadêmica Tourinho Filho da instituição. O evento, online, será realizado entre os dias 18 e 23 de outubro, a partir das 19h (exceto no dia 23, que será a partir das 11h), com transmissão pelo Facebook – www.facebook.com/uniara - e pelo canal da universidade no YouTube – www.youtube.com/rsuniara.

Os interessados devem se inscrever pelo endereço www.uniara.com.br/semana-juridica2021, onde estão disponíveis a programação e os valores para participação. Concomitante à 50ª Semana Jurídica, será realizado o I Congresso Internacional de Direito e Gestão de Conflitos - CID-GC, promovido pelo PMPD.

“Realmente estou muito feliz com a realização dessa Semana Jurídica. São cinquenta anos de estudos jurídicos de toda a comunidade acadêmica, com os temas mais contemporâneos. Esse evento faz uma grande homenagem a todos os alunos, tanto que todos os painéis e simpósios serão mediados por estudantes que se destacaram em cada uma das suas turmas”, conta o coordenador da graduação, Fernando Passos, acrescentando que, no Congresso, “teremos a presença de uma grande pesquisadora do Chile e um pesquisador da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, com conferências bastante densas”.

A Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, Berenice Giannella, dá nome à 50ª Semana Jurídica. “Ela se formou pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, também conhecida por Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, turma de 1985. Dedica a vida à promoção social e à inclusão, e entende que essas ações afirmativas são para a promoção da dignidade humana nos termos da Constituição Federal”, destaca Passos.

Ao lado da convidada, que fará a abertura das atividades, estará o Juiz do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Maurício Ramires. “É um excelente magistrado, que estudou no exterior essa questão da promoção da dignidade da pessoa humana”, diz o docente.

Na noite seguinte, será a vez da palestra “Ambiente de Negócios e a Gestão de Empreendimentos: Perspectivas e Desafios da Contemporaneidade”. “Trataremos do ambiente de negócios com todas as novas leis de startups, de liberdade econômica e do ambiente de negócios com grandes autoridades, inclusive aquelas que redigiram esses projetos de lei. São os maiores especialistas do país sobre esse tema”, salienta o coordenador.

A Lei Geral de Proteção de Dados também será um dos temas trabalhados no evento. “Interessa a toda a sociedade, e será com as duas maiores autoridades nessa área atualmente: a secretária da Secretaria Nacional do Consumidor, Juliana Domingues, e Isabela Maiolino, da Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD”, detalha Passos.

Ele menciona que, “depois, vamos tratar de um tema que não se pode mais protelar: a representatividade feminina e as relações de poder”. “Será um painel coordenado pela professora da Uniara, Aline Ouriques Freire Fernandes, e só com conferencistas mulheres nessa noite”, explica o professor.

O encerramento do Congresso, de acordo com Passos, contará com uma palestra sobre acordos de cooperação para facilitação de investimentos, “que o Brasil tanto precisa, com uma palestrante do Chile, moderada por professores da Uniara e com a presença de Ilene Najjarian, da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - FGV Law SP, uma das maiores especialistas de investimentos do país”. “E terminaremos com a palestra ‘Cybersegurança e Diretos do Mar’, com conferencista e moderadoras da Universidade Nova de Lisboa. A debatedora é com uma das maiores especialistas do Brasil no Direito do Mar, Eliane Octaviano Martins”, completa o coordenador.

Na ocasião, será realizado o lançamento do livro “Estudos Avançados em Direito: Homenagem ao Professor Antonio Carlos de Mello Franco”. “A iniciativa foi capitaneada pelo Mestrado em Direito da Uniara, em homenagem póstuma ao nosso ilustre professor Mellinho, que nos deixou em 2021”, comenta Passos. As inscrições garantem um exemplar do e-book.

O coordenador de extensão do curso de Direito da universidade, Fernando Rugno, finaliza convidando todos os alunos e profissionais da área do Direito, e interessados em geral, a prestigiarem a 50ª Semana jurídica, “que será diferenciada, mais social e humana, com temas de extrema relevância para as comunidades acadêmica e jurídica”.

Outras informações sobre a 50ª Semana Jurídica “Dra. Berenice Giannella” da Uniara podem ser obtidas também no endereço www.uniara.com.br/semana-juridica2021, pelo e-mail direito@uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7173.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI