202404200157

Notícias

Vice-coordenadora do PPG-DTMA da Uniara participa de discussão sobre o novo sistema de avaliação da CAPES

Publicado em: 30/09/2021

Nesta quarta-feira, dia 29 de setembro, a vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Universidade de Araraquara – Uniara, Helena Carvalho De Lorenzo, participou do 21º Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa das IES particulares da FUNADESP e Encontro Anual do Segmento das IES particulares do FOPROP.

Online, o evento foi promovido pela Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - FUNADESP, pela Rede Nacional de Dirigentes de Pós-graduação e Pesquisa das Instituições Particulares de Educação Superior – Rede - PGP, da qual Helena é coordenadora, e pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior Brasileiras – FOPROP.

O evento teve como tema “O novo Sistema de Avaliação da CAPES: desafios e oportunidades”. “Tivemos um encontro bastante importante para as instituições particulares de ensino. Foi uma realização conjunta muito interessante porque foi a primeira vez que as instituições se uniram para discutir um tema bastante relevante para as instituições particulares e para o sistema de pós-graduação”, conta a professora.

Ela comenta que “a avaliação da pós-graduação stricto sensu tem sido uma questão bastante polêmica nos últimos tempos porque existe um processo de evolução dessa avaliação e, mais recentemente, esse processo vem sendo muito questionado”. “A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES está promovendo algumas mudanças e o sistema, como um todo, ou seja, as universidades, públicas e particulares, estão questionando fortemente essas propostas”, afirma.

Na reunião, de acordo com Helena, o diretor de avaliação da CAPES, professor Flávio Camargo, “teve uma postura bastante importante, que foi a de garantir ao Sistema Nacional de Pós-Graduação, ou seja, a todos os programas, que a CAPES está olhando, com muito boa vontade, as especificidades de cada um deles, que tudo será considerado, e que nada será perdido do trabalho que tivemos, durante seis meses, para preenchermos o relatório Sucupira”. “Enfim, ele se colocou à disposição, com bastante consideração, para todas as Instituições de Ensino Superior - IES brasileiras particulares e públicas”, relata a vice-coordenadora.

No caso das instituições particulares, Helena aponta que as discussões também foram bastante importantes. “Temos uma questão de que a maior parte dos sistemas de pós-graduação stricto sensu não é lucrativa. Aliás, a pós-graduação não é lucrativa em nenhuma escola. Então, como garantir a continuidade dos programas de pós-graduação? Ficou sugerido que a potencialidade de investimento em ciência e tecnologia surgiu como a grande oportunidade para a continuidade do sistema”, finaliza.

Informações sobre o PPG-DTMA da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7126, pelo WhatsApp (16) 99708-8423 ou pelo e-mail dtmeioambiente@uniara.com.br.

 



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI