202403281736

Notícias

Aluna de Medicina da Uniara pesquisa o desenvolvimento de medicamentos com atividade antitumoral e antibacteriana

Publicado em: 22/09/2021

Por seu estudo, intitulado “Síntese, caracterização e avaliação das atividades biológicas de complexos metálicos de prata(I), zinco(II) e cobre(II) com derivado azólico e sulfonamida”, a aluna do sexto semestre do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Isabella Dourado Sancanari, foi contemplada com uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq da universidade. O trabalho é orientado pelo professor Wilton Rogério Lustri.

“O projeto de pesquisa se destina ao desenvolvimento de medicamentos com atividade antitumoral e antibacteriana, visando a aumentar a disponibilidade de produtos para o tratamento de câncer e infecções bacterianas de pele e tecidos moles”, explicam Isabella e Lustri, mencionando que o estudo teve início em agosto e, portanto, ainda não há resultados ou conclusões.

Eles contam que “as infecções de pele e tecidos moles – IPTM, e infecções de ferimento cirúrgico - IFC constituem uma das principais causas de morbidade em todo o mundo, o que envolve uma grande diversidade de agentes etiológicos e mecanismos patogenéticos múltiplos, e podem ainda ser mono ou polimicrobianas”. “Além disso, a pele é um órgão propenso ao desenvolvimento de câncer, como o melanoma, uma forma agressiva relativamente comum, que pode evoluir para estágio metastático e apresentar-se suscetível a infecções, mono ou polimicrobianas, que podem agravar a complexidade da carcinogênese e aumentar a mortalidade do paciente”, alertam.

Pesquisas recentes sobre o desenvolvimento de fármacos antibacterianos e antitumorais evidenciam a importância do estudo na área, apontam Isabella e Lustri. “Essa pesquisa tem como desafios a busca de novos fármacos com atividade antibacteriana e antitumoral para futura incorporação em suportes biopoliméricos para liberação sustentada e a realização de estudos biológicos, in vitro, para determinação das propriedades antibacteriana, citotóxica e antiproliferativa, visando a contribuir para aumentar o arsenal terapêutico no tratamento tópico de IPTM, IFC e câncer de pele, que atualmente é escasso”, finalizam.

Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI