202404230904

Notícias

Aluna de Medicina da Uniara analisa condições perinatais e idade materna em Araraquara

Publicado em: 21/09/2021

A estudante do quinto semestre do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Julia Fernanda Rodrigues, foi contemplada com uma bolsa da Fundação Nacional de Desenvolvimento de Ensino Superior Particular – FUNADESP por seu estudo, intitulado “Condições perinatais e idade materna no município de Araraquara – SP, no período de 2015 a 2019”. O trabalho é orientado pela professora Renata Aquino de Carvalho.

“A intenção é aprofundar o conhecimento em relação ao peso que a idade da mãe apresenta sob certas condições relacionadas ao recém-nascido, a partir da análise de dados de domínio público disponíveis em um site com informações sobre os nascidos vivos no Sistema Único de Saúde - SUS - DATASUS em Araraquara, sendo que as condições perinatais nada mais são do que diversas variáveis relacionadas ao bebê, no período que abrange desde a vigésima semana de vida intrauterina até o vigésimo oitavo dia pós-nascimento”, explica Julia.

Ela conta que esses fatores podem contribuir ou complicar o desenvolvimento adequado de um novo indivíduo, sendo a idade da mãe um dos pontos que tem esse papel. “Isso ocorre por conta das diversas mudanças fisiológicas e psicológicas no corpo materno que as gestações precoces - dos doze aos dezenove anos - e tardias - acima dos 35 anos - podem trazer, que são muito mais acentuadas do que aquelas que acontecem no período gestacional considerado ideal - vinte aos 35 anos - e que podem influenciar a vida do bebê antes, durante e após o parto”, detalha.

A pesquisa está em andamento. “Até agora, como o projeto já está pronto, sabe-se que, com base na literatura, o fato de a mãe ter mais ou menos idade, pode influenciar no desenvolvimento de um bebê saudável. O porquê, ainda não se sabe ao certo, mas muito é atribuído a fatores genéticos, fisiológicos e, inclusive, relacionados ao ambiente em que a mãe vive”, aponta Julia.

Segundo a aluna, conhecer as relações que a idade materna tem sobre o caminho de uma gravidez e do bebê é de extremo interesse da sociedade, “onde coexiste um cenário ainda expressivo de gravidez na adolescência e gravidez postergada por motivos pessoais e profissionais relacionados à mulher”. “Nesse sentido, analisar o cenário encontrado em Araraquara, pode trazer principalmente à comunidade médica uma visão ampla do perfil etário materno, tornando-a capaz de elaborar planos de abordagem, acompanhamento e assistência pré, peri e pós-natais, à mãe e ao filho”, destaca.

Em seu trabalho, “apesar de as condições perinatais abrangerem diversas variáveis, apenas quatro foram selecionadas para serem analisadas no estudo”. “Assim, a idade materna será relacionada com o peso do bebê ao nascer; com o tempo de duração da gestação; com o Apgar no quinto minuto de vida - teste realizado ao nascer que analisa a vitalidade do bebê -, e com a existência ou não de anomalias congênitas. Isso posto, a escolha desses quatro pontos se justifica pela capacidade dos resultados de encaixarem o recém-nascido, por exemplo, em categoria de risco”, esclarece Julia.

Renata finaliza reforçando que a pesquisa de sua orientanda tem por intenção “relacionar a idade materna aos desfechos perinatais desfavoráveis na cidade de Araraquara e, assim, levar a informação tanto aos profissionais da saúde quanto à população em geral, com a finalidade de orientar e chamar a atenção da população, principalmente em relação a gestações em idades maternas extremas e precoces”.

Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI