202404200430

Notícias

Aluno de Biologia da Uniara pesquisa substâncias que possam atuar contra microrganismos resistentes a antibióticos

Publicado em: 16/09/2021

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq da Universidade de Araraquara – Uniara contemplou o estudante do sexto semestre do curso de Biologia da instituição, Victor José Garcia, com uma bolsa, por sua pesquisa, intitulada “Estudos computacionais de screening, identificação e ancoragem molecular de potenciais inibidores de serino e metalo-β-lactamases” e orientada pelo professor Adriano Marques Gonçalves.

“Esse projeto visa a investigar a interação de potenciais inibidores de serino e metalo-β-lactamases, a fim de buscar moléculas com potencial de serem utilizadas como adjuvantes em tratamentos com antibióticos. O estudo está em andamento, mas ainda não possui conclusões. Espera-se selecionar esses potenciais inibidores de β-lactamases para futuros testes in vitro”, explica Garcia.

Ele comenta que a resistência antimicrobiana tem se mostrado um problema de saúde pública global. “O projeto pretende diminuir essa resistência e, assim, melhorar a qualidade de vida das pessoas”, diz.

Gonçalves destaca que o trabalho do Garcia é importante, “pois ajuda na busca por substâncias já conhecidas que possam atuar contra os microrganismos resistentes a antibióticos beta-lactâmicos, como a penicilina”. “Os trabalhos computacionais, como o do Victor, podem contribuir muito para aumentar a velocidade com que conseguimos buscar moléculas promissoras, uma vez que a quantidade de recursos e tempo necessários para triar centenas ou milhares de moléculas no laboratório seriam muito maiores”, esclarece.

O orientador menciona ainda que, em trabalhos computacionais, “é possível realizar testes in silico e selecionar os ligantes mais promissores para, finalmente, realizarmos os testes no laboratório”. “Esse tipo de abordagem, utilizando ancoragem molecular, é bastante usada para o reposicionamento de fármacos e para o planejamento de novas moléculas”, finaliza.

Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI